Além de uma agenda intensa no Sul de Santa Catarina, a última semana do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) também teve movimentações política importantes de olho em 2022. Desde uma aproximação com PSD, passando por entregas ao lado de deputados e prefeitos até um foto que revela o novo momento junto a dois nomes de peso na Assembleia Legislativa (Alesc), Moisés continua mexendo as peças pensando em reeleição no ano que vem. No meio disso tudo, teve até um ensaio de confirmação da candidatura.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O sinal do PSD
Um dos fatos políticos mais importantes da semana ocorreu na Casa D’Agronômica, a residência oficial do governador Carlos Moisés da Silva. Na noite de segunda-feira, 23 de agosto, ele recebeu membros do PSD para um jantar. E o partido esteve em peso. Além dos quatro deputados estaduais, estiveram dois parlamentares federais e 39 dos 41 prefeitos. O sinal nos bastidores foi forte de que os pessedistas se sentem confortáveis ao lado de Moisés. Isso é ruim para os planos do ex-governador Raimundo Colombo, que pretende disputar o governo em 2022.
Moisés e seus fiadores
A foto acima revela que o momento político do governador é uma virada em 360 graus do que se desenhou em 2020. No ano passado, o então presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), foi um dos articuladores nos bastidores do impeachment do governador. Como os planos de Garcia não avançaram, ele se aliou a Moisés e indicou o novo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, que era seu braço direito na Assembleia.
Atualmente, nos bastidores, o pessedista é um dos seus principais fiadores. Na última semana, ele participou de pelo menos dois eventos organizados pelo governo do Estado junto com Moisés. No mais recente deles, no Sul de SC, ocorreu a foto acima. Garcia e o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) conversavam ao pé do ouvido com o governador. Até o final de 2020, quem imaginasse essa foto seria motivo de risada.
Continua depois da publicidade
Vieira, que é um dos parlamentares de maior peso político na Assembleia, passou a ser um dos fiadores do governo. O tucano preside a Comissão de Finanças e Tributação, que se tornou um ambiente que não impõe dificuldades ao Executivo. Moisés, por outro lado, tem agradado Vieira com entregas e demandas de suas regiões eleitorais.
Lugar na foto
Com o sofre cheio para fazer entregas em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés da Silva também tem carregado comitivas de deputados e outros políticos para eventos. As imagens dos atos mais recentes mostram parlamentares e prefeitos praticamente se acotovelando por um espaço nas fotos. Em Praia Grande, na última semana (foto acima), por exemplo, havia cinco deputados em um dos registros, fora prefeito, ex-prefeitos, secretários, o governador e os papagaios de pirata.
Leia também:
Depois dos professores, novo salário da segurança pública ganha força na Alesc
Terceira faixa da BR-101 na Grande Florianópolis terá cinco quilômetros liberados
Sede do Governo de SC passa a ter o nome de Casildo Maldaner
Florianópolis terá novo terminal de ônibus no Norte da Ilha
“Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC
Florianópolis: pacote de Gean na Câmara tem financiamento de R$ 570 milhões
Governo de SC não fará desfile de 7 de Setembro em Florianópolis
Santur lança pacote de investimentos para incentivar retomada do turismo em SC