Em fase inicial, o projeto da Central Estratégica de Compras do governo de Santa Catarina vai ser colocado em prática de forma gradual no começo de 2022. Coordenado pela secretaria de Administração, (SEA) o programa prevê que todas as licitações de compras do Executivo sejam feitas dentro da própria pasta. Assim, a previsão é de uma economia que pode chegar aos 25% do valor investido atualmente nas aquisições.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Atualmente, algumas compras já são feitas na nova modalidade, que conta com o apoio de órgãos fiscalizadores como Tribunal de Contas do Estado (TCE). Dentro da SEA será formada uma equipe compostas por servidores especialistas em editais e pregoeiros. Isso porque a ideia é que as licitações sejam feitas no modelo de Pregão Eletrônico em que os concorrentes disputam apresentando o menor preço.
Devem ficar de fora do projeto apenas secretarias com atuação muito específica como o caso da Saúde (que ainda pode ser reavaliado) e a Infraestrutura, por conta das obras). Processos de compra de unidades fora de Florianópolis e aqueles inseridos em uma lista de exceção também não serão centralizados. Hoje em dia alguns processos já ocorrem no novo formato.
A Central é coordenada pela diretora de Licitações e Contratos da secretaria, Karen Bayestorff Duarte, e pela gerente do projeto, Carla Giani da Rocha. Segundo elas, compras que são comuns entre as secretarias poderão ocorrer em uma só licitação sem a necessidade de que cada pasta faça a sua. Em janeiro de 2022, a previsão é que nove órgãos sejam integrados ao projeto. Depois, em ondas, entram outros 13 até que toda a estrutura de governo seja incluída na Central.
Continua depois da publicidade
Espaço na foto

Apesar de a briga pela alocação de recursos estaduais nas rodovias federais ter sido encampada pelo governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), o ato de assinatura do convênio teve forte presença da bancada federal, inclusive de críticos ao governo. Isso chamou a atenção de pessoar do entorno de Moisés. Fato é que durante a assinatura o pessoal ficou bem próximo um do outro para aparecer na foto.
Leia também:
Surdos de Florianópolis terão rota cultural exclusiva
“O Mercado Público é totalmente seguro”, defende prefeito de Florianópolis
Governo Bolsonaro envia projeto para devolver dinheiro cortado das BRs catarinenses