Com a intenção de agradar a bancada evangélica da Assembleia Legislativa (Alesc), o governador Carlos Moisés da Silva cogita dar ao grupo a indicação do novo secretário de Desenvolvimento Social. A pasta cuida da assistência social em Santa Catarina. O nome cotado no momento é o do vereador de Florianópolis Claudinei Marques (Republicanos). Ele é aliado do deputado Sérgio Motta (Republicanos).

Continua depois da publicidade

O embarque do PP dos Amin no governo Moisés

Ambos são pastores na Igreja Universal. O deputado estadual Jair Miotto (PSC), que também faz parte da bancada evangélica, estaria participando da escolha do nome indicado pelo grupo religioso. Diversos pastores teriam sido ouvidos nos últimos dias para que a indicação ocorra. Até o final de 2020, Claudinei era o líder o governo Gean Loureiro (DEM) na Câmara de Florianópolis.

Moisés faz 60 mudanças de cargos no governo de SC

A coluna procurou o vereador durante a semana. Ele negou brevemente, sem entrar em detalhes. Mas a informação continua circulando nos bastidores. Claudinei teria, inclusive, se reunido com o governador Carlos Moisés da Silva recentemente.

Continua depois da publicidade

Desde que assumiu o Centro Administrativo, Moisés deu sinais de aproximação com a bancada evangélica. O governador participou de dois atos promovidos por Sérgio Motta na Alesc em homenagem a pastores e ao trabalho desenvolvido pelas igrejas. Um deles foi no final de 2020.

Assistência social loteada

Desde o governo Raimundo Colombo até agora, foram pelo menos nove secretários de Assistência Social em Santa Catarina. A pasta, salvo em casos excepcionais, foi destinada a grupos políticos distintos. Desde o PC do B até o PP comandaram a secretaria desde 2011.

Moisés, ao assumir, indicou a servidora Maria Elisa de Caro, um nome técnico. Com o afastamento do governador no processo de impeachment da equiparação salarial, em outubro do ano passado, ela pediu demissão. Desde lá ninguém foi nomeado oficialmente, apenas interinos.