nsc
nsc

Gastronomia

5 benefícios da beterraba para a saúde

Compartilhe

Beto
Por Beto Barreiros
24/06/2022 - 09h00
Beterraba é afrodisíaca e baixa a pressão
Beterraba é afrodisíaca e baixa a pressão (Foto: Banco de Imagens)

Desde a Grécia Antiga, acreditava-se que a beterraba tinha propriedades que promoviam a saúde. Agora, um número maior de evidências está começando a revelar os benefícios extraordinários desta hortaliça e por que devemos incluí-la na nossa dieta. 

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

5 benefícios da beterraba

  1. Betalaínas
  2. Nitratos
  3. Alimento afrodisíaco
  4. Aumenta a conectividade do cérebro
  5. Ajuda na saúde bocal

1. Betalaínas

Seus pigmentos naturais que conferem à beterraba sua cor escura e forte são chamados de betalaínas – e bem alto poder antioxidante.  

2. Nitratos

As betalaínas não são o único ingrediente mágico. Ela é incrivelmente rica em nitratos. Quando consumimos o nitrato natural presente em hortaliças, como a beterraba, acontece algo impressionante. As bactérias que vivem na nossa boca dão o pontapé inicial para que os nitratos sejam transformados em nitrito e, na sequência, em óxido nítrico, uma molécula poderosa com diversos efeitos ao redor do nosso corpo. Entre outras coisas, o óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo para vários órgãos, incluindo o pênis. 

“O óxido nítrico é um vasodilatador. Isso faz com que nossos vasos sanguíneos se dilatem, permitindo um maior fluxo sanguíneo e, portanto, que mais oxigênio flua para nossos tecidos”, explica Andy Jones, professor de fisiologia aplicada da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que passou mais de 10 anos investigando os efeitos da beterraba no desempenho esportivo.

> Descubra o segredo para tirar acidez da cebola

3. Alimento afrodisíaco

Uma das sugestões e fazer suco de beterraba, por ser uma boa maneira de obter todos os benefícios deste alimento. Níveis adequados de óxido nítrico são essenciais para produzir e manter uma ereção, o que pode explicar por que os romanos usavam o suco de beterraba como afrodisíaco.

4. Aumenta a conectividade do cérebro

Uma dose diária de suco de beterraba pode ter, por exemplo, um efeito significativo na pressão arterial. Um estudo mostrou que comer duas beterrabas por dia durante algumas semanas, levou a queda na pressão arterial de cerca de 5 milímetros de mercúrio em média. Se essa queda for mantida, é suficiente para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco em 10%.

A beterraba também pode aumentar o fluxo sanguíneo para áreas cruciais do cérebro. O consumo de beterraba provou estimular a cognição e melhorar a capacidade de tomar decisões rápidas. 

Um estudo mostrou que combinar suco de beterraba com exercícios físicos pode aumentar a conectividade em regiões do cérebro que controlam o movimento. As partes das redes cerebrais associadas à função motora das pessoas que adotaram ambos os hábitos começaram a se parecer mais com as de jovens adultos. Ou seja, parece que esta combinação pode realmente ajudar a manter seu cérebro mais jovem. Por que isso acontece? Provavelmente devido à melhora do fluxo sanguíneo.

> 9 erros no preparo de alimentos

5. Ajuda na saúde bocal

Um estudo também revelou que tomar suco de beterraba duas vezes ao dia por apenas 10 dias, pode alterar seu mix de bactérias orais para melhor. Os participantes que adotaram o hábito apresentaram um aumento nas bactérias ligadas à boa saúde vascular e cognitiva, além de níveis reduzidos de bactérias associadas a doenças e inflamações. Aumentar as populações saudáveis de bactérias orais pode ajudar a combater a queda na capacidade do organismo de produzir óxido nítrico à medida que envelhecemos e abri caminho para uma saúde melhor a longo prazo.

Se você deseja realmente aproveitar ao máximo esta hortaliça, é melhor consumi-la crua, assada ou tomar suco.

Confira receitas no nosso canal do Youtube

Leia também

9 erros no preparo de alimentos

Como cozinhar pinhão no ponto certo

Descubra o segredo para tirar acidez da cebola

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Mais colunistas

    Mais colunistas