Para sobreviver aos anos difíceis, os monges do Mosteiro dos Jerônimos, localizado no Bairro de Belém, na capital portuguesa, Lisboa, começaram a comercializar pastéis de nata, em uma pastelaria contígua ao mosteiro. Naquela época, Lisboa e Belém eram duas cidades ligadas por embarcações a vapor.

Continua depois da publicidade

A presença do Mosteiro e a Torre de Belém atraiam muitos turistas que ficavam admirados pela beleza e o sabor dos pastéis de Belém. A sua receita é um segredo que os chefes pasteleiros fazem juramento de silêncio para salvaguardar esta famosa delícia. Mais tarde, os pasteis de Belém, ficaram conhecidos também como pastéis de nata.

Para fazer um bom pastel de nata, o seu recheio de nata não pode ser muito doce, os seus sabores devem ficar equilibrados e a massa tem que ficar estaladiça e pouco gordurosa. Hoje, os pastéis de nata são um símbolo da gastronomia portuguesa, assim como o vinho do porto, o cozido a portuguesa, o bacalhau e o fado.

> Gengibre: quais os benefícios, como armazenar e como utilizar nos preparos de doces e salgados

Agora em Florianópolis, os pastéis de nata são artesanalmente preparados pela Pani Cotti, que além dos pastéis, também produz pães artesanais de fermentação natural e bolos por encomenda. Além da qualidade e o sabor dos seus produtos, a apresentação e linda. A Pani Cotti aceita encomendas pelo Telefone (48) 99960 0007 ou no e-mail panicottipaes@gmail.com.

Continua depois da publicidade

> Os benefícios da folha de louro na comida

Destaques do NSC Total