nsc
nsc

Gastronomia

Paella, o prato único com sabores vibrantes

Compartilhe

Beto
Por Beto Barreiros
13/04/2021 - 07h00
Paella
Aqui no Brasil, a receita da paella recebeu algumas influências, principalmente com a troca do tipo de arroz (Foto: Giulia Roriz, divulgação)

Típica de Valência, região costeira da Espanha, a receita da paella carrega na sua composição cores vibrantes, um aroma inconfundível e um sabor marcante. O prato tem como base o arroz bomba, grão típico das terras espanholas, além do açafrão, responsável pela cor alaranjada e pelo toque refrescante do prato.

> Como preparar a “famosa” costelinha com molho barbecue

Tradicionalmente, a receita de paella era feita por trabalhadores do campo, que misturavam todos os ingredientes ao arroz, comendo diretamente da panela. Depois de algum tempo, a receita recebeu alterações e ganhou versões com frango, pato, coelho, linguiça, feijão verde, azeitonas e diversos condimentos que fazem ela ter um sabor único.

> Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros.

Aqui no Brasil, a receita da paella recebeu algumas influências, principalmente com a troca do tipo de arroz. Por ser mais fácil de ser encontrado, os brasileiros preferem utilizar o arroz arbóreo como base.

Paella 

Receita e modo de preparo para 8 porções

- 1 cebola picada

- 4 dentes de alho picados

- 6 dentes de alho inteiros com a casca

- ½ pimentão verde picado

- ½ pimentão amarelo picado

- ½ pimentão vermelho picado

- 400 g de arroz bomba ou arbóreo

- 400 g de polvo cozido cortado

- 400 g de lula em anéis

- 2 pacotinhos de açafrão dissolvido em 1,5 lito de caldo de peixe

- 400 g de camarão pré-cozido

- 500 g de mariscos com casca

- 200 g de ervilha congelada ou fresca

- Pimentões para decorar

- 8 unidades de camarão grande inteiro pré-cozido

- Azeite de oliva extra virgem

- ½ maço de salsinha picada

> Como fazer em casa tortinha de maçã e banana igual de fast food

Utilizando uma panela paellera ou uma tipo wok, adicione o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, os pimentões e por último o arroz. Em seguida, adicione o polvo, a lula e metade do caldo. Confirma o sal e a pimenta. Observe quando o líquido for secando e coloque mais caldo, cuidando do ponto de cozimento do arro. Quando o caldo estiver quase secando, adicione o camarão e a ervilha. Após, coloque os mariscos e a salsinha. Finalize decorando com os pimentões e os camarões grandes. Deixe cozinhar mais 15 minutos em fogo baixo com a panela tampada.

Sirva regando com azeite de oliva.

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Beto Barreiros

Colunista

Beto Barreiros

Representante da cultura da Ilha de Santa Catarina, Beto apresenta suas receitas e dá dicas sobre produtos e tendências. Beto é o criador do famoso Box 32, no Mercado Público de Florianópolis.

siga Beto Barreiros

Mais colunistas

    Mais colunistas