nsc
nsc

Nutrição

Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão

Compartilhe

Carol
Por Carol Bandeira
24/12/2020 - 07h00
Se você quer garantir um belo bronzeado no verão, precisa incluir alguns alimentos na sua dieta
Se você quer garantir um belo bronzeado no verão, precisa incluir alguns alimentos na sua dieta (Foto: Charles Guerra, NSC)

Com a chegada do verão, o desejo de estar com aquele bronzeado perfeito começa a aparecer. Alguns alimentos ricos em betacaroteno são os grandes responsáveis por um bronzeado bonito e dourado, e este nutriente tem um pigmento natural encontrado principalmente nas frutas, verduras e legumes.

O fato é que quando você consome esses alimentos, aumenta a produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele), que conserva o bronzeado por mais tempo, além de agir também como antioxidante e proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol.

> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse

Então, se você quer garantir um belo bronzeado no verão, precisa incluir esses alimentos na sua dieta. E se ainda não começou, prepare-se, pois o efeito se intensifica quando introduzimos os alimentos na rotina pelo menos um mês antes de nos expormos ao sol.

Mas fique atento, pois a ingestão precisa ser bem planejada, já que o consumo de betacaroteno em excesso pode deixar as palmas das mãos e pés amarelados, além de ser prejudicial à saúde, podendo causar ressecamento da pele, perda de cabelo, dor de cabeça, náuseas e problemas no fígado. Assim, queridos leitores, o ideal é ingerir cinco porções ao dia.

DICAS DE VITAMINAS E ALIMENTOS:

- Vitamina C: auxilia e prolonga o bronzeado. Ajuda na hidratação e regeneração da pele. Laranja, acerola, kiwi, caju, goiaba, manga, morango, melão, pêssego, salsinha, pimentão, couve-manteiga, couve-flor, tomate e brócolis contêm a vitamina.

- Alimentos ricos em carotenoides: cenoura, laranja, mamão, abóbora, manga, folhas verdes escuras como espinafre, salsa, couve, brócolis e agrião.

> Ansiedade e a compulsão alimentar: entenda como as emoções influenciam na alimentação

- Alimentos ricos em licopeno: auxiliam no bronzeado e protegem a pele dos raios ultravioleta. Tomate, beterraba, pimentão vermelho, melancia, goiaba e morango são exemplos.

- Vitamina E e selênio são indicados após a exposição solar. Têm função antioxidante e protetora da pele contra radiação ultravioleta, auxiliam na prevenção do câncer de pele e neutralizam os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Castanha do pará, castanha de caju, nozes e amêndoas são recomendados.

RECEITAS

Sucos para potencializar o bronzeado - Suco bronzeador 1 Ingredientes: 1 cenoura, 10 morangos, 1 copo de água de coco, gelo à gosto e mel para adoçar Modo de preparo: Bata em liquidificador e beba em seguida.

- Suco bronzeador 2 Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 colher de folhas de hortelã, 1 cenoura, 1/2 pepino, 1 colher de café de gengibre ralado, 1 copo de água Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes e beba em seguida (se desejar, coe).

Leia também:

> Veja 10 lugares em Santa Catarina para conhecer e desfrutar da gastronomia

> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

> Conheça cinco alimentos que previnem o câncer de intestino

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Mais colunistas

    Mais colunistas