nsc
nsc

Análise

Como o governo flopou com a esperada proposta de reajuste salarial dos professores

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
20/10/2021 - 14h35
Professores esperavam mais do reajuste proposto pelo governo
Professores esperavam mais do reajuste proposto pelo governo (Foto: Betina Humers, Arquivo NSC)

O projeto de reajuste da tabela do magistério jogou água fria nas expectativas dos professores, contrariando as expectativas alimentadas pelo próprio governo ao longo dos últimos meses. Na prática, a esperada descompactação de salários se concentrou no topo da tabela e deixou uma legião de descontentes, como relatou o colega Anderson Silva.

Receba as notícias mais relevantes de Santa Catarina pelo WhatsApp

O projeto proposto pelo governo tem poucos pontos de contato com o que foi discutido na Comissão Mista da Alesc, que debateu o plano de carreira do magistério. Esperava-se que o governo mexesse, por exemplo, no piso salarial e no reajuste linear por tempo de serviço – o que impulsionaria os reajustes para os professores em todas as fases de carreira.

Ao invés disso, a proposta, oferece aumentos mais significativos para quem tem mestrado ou doutorado, níveis de pós-graduação que atingem cerca de 5% dos professores do Estado. Para os que possuem especialização e licenciatura plena, que são a maioria, o aumento salarial oferecido pelo governo ficou em 10%. Bem menos do que o esperado.

Tabela do novo salário dos professores de SC gera onda de insatisfação

Salário de professor pode chegar a R$ 11 mil em SC; entenda

Para compensar a diferença, o governo anunciou que vai oferecer bolsas de pós-graduação para os professores que quiserem ingressar em programas de mestrado ou doutorado. Mas, para a categoria, ficou a sensação de que o governo prometeu mas não entregou. 

O projeto passará pelo crivo de uma nova comissão mista da Alesc, que foi formada para avaliar as propostas de reajustes enviadas pelo governo ao Legislativo. Os deputados que discutiram o plano de carreira tendem a pressionar a comissão para que a proposta do governo seja revista.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas