nsc
    nsc

    Coronavírus

    Companhia de cruzeiros cancela temporada na América do Sul por ‘situação sanitária’, diz site argentino

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    05/09/2020 - 10h45
    Navio Costa Fascinosa, que fez em escalas em SC no último verão
    Navio Costa Fascinosa, que fez em escalas em SC no último verão (Foto: Divulgação)

    A companhia italiana Costa Cruzeiros avisou autoridades dos países da América do Sul sobre o cancelamento das rotas na região para a próxima temporada. A informação ainda é extraoficial e partiu do site argentino Hosteltur. Em Santa Catarina, os navios fariam paradas em Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo.

    > Acompanhe a evolução da pandemia em SC

    > Vídeo: maior navio de cruzeiro no Brasil tem 20 andares e comprimento de 80 Fuscas

    O jornalista Javier Lyonnet informou ter obtido acesso ao e-mail enviado pela companhia aos países sulamericanos onde opera. Nele, a Costa Cruzeiros teria informado que “a situação sanitária do Brasil e da Argentina não é a ideal, e a experiência a bordo não seria a esperada, devido aos protocolos de segurança sanitária”.

    A coluna não conseguiu contato com a Costa Cruzeiros na manhã deste sábado (5), mas a informação circula entre os operadores de turismo no Estado, e causa preocupação. Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), disse que a entidade prefere aguardar um comunicado oficial da companhia para então se manifestar a respeito.

    Há semanas os protocolos para a retomada do turismo de transatlânticos vêm sendo discutidos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Recentemente, a Santur solicitou às companhias que operam em Santa Catarina que informem o que foi discutido preliminarmente, para que os terminais possam se adaptar.

    Na última temporada, que terminou em março, o Estado contou com mais de 50 escalas e uma movimentação estimada em R$ 87 milhões. A grande novidade do verão foi a inclusão de Itajaí como homeport – porto de embarque – para passageiros que fazem a rota do Mercosul, que inclui paradas em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai.

    > Santa Catarina poderá ter sete cidades entre os destinos de navios de cruzeiro no Brasil

    A possível desistência da Costa Cruzeiros preocupa, porque poderia influenciar na decisão de outras empresas em relação à operação no Brasil. Além da companhia italiana, o país também recebe transatlânticos da Pullmantur e da MSC, que responde pelo maior número de escalas no país.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas