A iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro, de fazer a reserva de espaços nas areias das praias cariocas por aplicativo, para conter as aglomerações, é observada com atenção por outras cidades litorâneas no país. Inclusive por Florianópolis, onde o prefeito Gean Loureiro não descarta uma tecnologia semelhante quando as praias forem liberadas – o que, por enquanto, não tem data para ocorrer.
Continua depois da publicidade
– Se funcionar bem, pode ser uma alternativa para cá. Se eles fazem antes, poderemos avaliar se funciona ou não – diz o prefeito.
> Praias de Florianópolis registram aglomerações e moradores são abordados por descumprir regras
> Réveillon segue nos planos em Florianópolis e Balneário Camboriú apesar do coronavírus
Florianópolis já adotou medidas que contam com a tecnologia na gestão da pandemia, como no monitoramento de suspeitos e contaminados pelo novo coronavírus, que é feito pelo robô Laura, e no serviço de check in por QR Code, que será avaliado pelo Ministério do Turismo esta semana, com a possibilidade de implantação nacional.
Continua depois da publicidade
Nesse sentido, adotar o aplicativo para as praias é visto como uma alternativa factível pela prefeitura. Gean diz, no entanto, que não há data para os banhistas voltarem a colocar o pé na areia na Capital.
– Ainda estamos buscando o controle da aceleração. Enquanto não houver declínio, evitamos fazer novas flexibilizações. Quando for a hora, avaliaremos como retornar. Mas não é o momento – afirmou.
O prefeito diz que o retorno exigirá “distanciamento e cuidado” e que estabelecer regras que não são cumpridas pela população é a “pior situação” na gestão da pandemia.
No Rio de Janeiro, os detalhes sobre como será feita a reserva de espaços ainda não foram divulgados pela prefeitura, que definirá os pormenores esta semana. Em julho, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, chegou a dizer que só liberaria as praias nos fins de semana depois que houvesse uma vacina eficaz contra o novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz