nsc
nsc

Vandalismo

Desvendado o que causou explosão em unidade da Celesc e provocou apagão no Litoral de SC

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
03/07/2021 - 08h19 - Atualizada em: 04/07/2021 - 10h06
Artefato provocou explosão e incêndio em transformador, diz Celesc
Artefato provocou explosão e incêndio em transformador, diz Celesc (Foto: Reprodução/Celesc)

Técnicos da Celesc descobriram que o apagão na noite de sexta-feira (2), que deixou 53 mil unidades consumidoras sem luz em Itajaí e Balneário Camboriú foi causado por um ato de vandalismo. Um objeto lançado contra a subestação, que fica na Praia Brava, provocou um incêndio nos equipamentos de energia.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

De acordo com a Celesc, o artefato – um pedaço de madeira com fita plástica, encontrado ainda na madrugada - foi lançado sobre a rede de distribuição de média tensão, a poucos metros da subestação. O impacto provocou um curto-circuito de alta corrente elétrica, que percorreu os condutores até o transformador que incendiou.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram que houve pelo menos uma explosão. Além da alta tensão, os aparelhos da subestação demandam uma grande quantidade de óleo, que impulsionou o fogo. Eram cerca de 26 mil litros de óleo no local, segundo o Corpo de Bombeiros.

> Moisés diz que salário mínimo de R$ 5 mil para professores será retroativo a fevereiro

O combate ao fogo demandou trabalho conjunto dos bombeiros de Itajaí e Balneário Camboriú. A energia foi restabelecida por volta de meia-noite, duas horas após o apagão, por meio de manobras na rede elétrica.

Os técnicos da Celesc trabalham, agora, na tentativa de recuperação do equipamento incendiado.

> Gato causou apagão que deixou 50 mil unidades consumidoras sem luz em três cidades de SC

A Subestação Itajaí Fazenda fica na Avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú, e é cercada por comércio e residências. Há diversas câmeras de segurança nos arredores, que poderão ajudar a identificar o responsável pelo vandalismo.

Em 2019, um apagão semelhante atingiu 50 mil unidades consumidoras nas duas cidades. O incidente foi provocado por um gato, que conseguiu entrar na área de alta tensão.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também

> Vacinas vencidas de Covid-19 podem ter sido aplicadas em quase 50 cidades de SC; veja quais

> Concurso público da secretaria da Fazenda de SC para 58 vagas é autorizado

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas