Um ofício da Secretaria de Estado da Educação com uma lista de nove livros supostamente “proibidos” circulou nesta quarta-feira (8) e causou polêmica. O documento, assinado pelo Supervisor Regional da Educação, Waldemar Ronssen Júnior, e pela Integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros, determina que as obras sejam “retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

A lista é bastante eclética. Inclui desde o distópico “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, passando por obras de terror como “It: A Coisa”, de Stephen King, e “Exorcismo”, de Thomas B. Allen, até “O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosemberg, o maior intelectual do nazismo”, de Robert Wittman e David Kinney.

Lista de livros
Lista de livros que devem ser retirados de circulação (foto: Reprodução)

Questionada pela coluna, a Secretaria de Estado da Educação se manifestou por meio de nota, dizendo que os livros não estão proibidos, mas serão redistribuídos após o recolhimento.

Governadores vão a Haddad por tese de SC que reduz bilhões da dívida pública

Continua depois da publicidade

“A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, informa que está redistribuindo alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação”.

A coluna perguntou sobre o motivo da adequação, visto que a maioria dos estudantes do Estado são de Ensino Médio. A Assessoria de Comunicação da secretaria informou que ainda mantém turmas de todas as idades, desde o Ensino Fundamental, e que a redistribuição evitará que crianças tenham acesso a livros que, no entender a Coordenação, são destinados a leitores adultos.

Destaques do NSC Total