nsc
nsc

Saúde

Vacina da Pfizer: Florianópolis será a única cidade de SC que receberá o imunizante mais eficaz

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
26/04/2021 - 15h58 - Atualizada em: 26/04/2021 - 20h07
Primeira remessa da Pfizer chega nos próximos dias ao Brasil
Vacina da Pfizer começa a chegar ao Brasil nos próximos dias (Foto: Christof STACHE / AFP)

A maioria das cidades em Santa Catarina não terá acesso à vacina da Pfizer - primeiro imunizante aprovado para uso definitivo pela Anvisa, com 95% de eficácia contra o novo coronavírus. O primeiro carregamento, com um milhão de doses, chegará ao Brasil nos próximos dias e as vacinas começam a ser aplicadas no início de maio. 

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Por determinação do Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer ficarão restritas às capitais - pelo menos no primeiro momento. Não se descarta a hipótese de estendê-las a outras grandes cidades em remessas posteriores, mas a possibilidade de uma distrtibuição capilarizada, para todos os municípios, é remota.

> Florianópolis estuda testar preparo das equipes para aplicar vacina da Pfizer

O entrave é logístico: a vacina, que tem a tecnologia de RNA mensageiro - diferente da Coronavac e Astrazeneca, que já estão em uso no Brasil - demanda uma série de particularidades. A primeira delas é a conservação em câmaras de frio a pelo menos 75ºC, temperatura ideal para que as vacinas sejam mantidas por até seis meses. Elas também demandam transporte em caixas com gelo seco.

> Como será a vacinação de pessoas com comorbidades em SC

A vacina da Pfizer é distribuída em frascos que contêm seis doses, para serem diluídas em soro. Em Florianópolis, a aplicação deverá ocorrer em pontos fixos instalados na UFSC, no antigo aeroporto e no Floripa Shopping, segundo informações trazidas pela reporter Juliana Gomes, da rádio CBN. A Capital vai armazenar as doses em ultrafreezeres cedidos pela UFSC.

> Florianópolis prepara local no Norte da Ilha para aplicar vacina da Pfizer

Primeiro imunizante a ser usado em países como Israel, Estados Unidos e pela União Europeia, a vacina é eficiente em 95% dos casos para prevenir quadros leves, moderados ou graves de Covid-19. É o maior índice de eficácia entre as vacinas aprovadas atualmente no Brasil.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

​Elon Musk decidiu em Florianópolis que iria investir foguetes e revolucionar a corrida espacial​

Ex-ministro José Eduardo Cardozo diz que impeachment de Moisés foi "aberração"

Interrogatório de Moisés: Roesler diz que Tribunal do Impeachment não é "palco inquisitivo"​

Quem é o Grupo Soma, gigante do varejo de moda que comprou a Cia. Hering

Secretário catarinense de Bolsonaro troca o PSL pelo PL

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas