nsc
nsc

Pandemia

Itajaí alugou contêiner frigorífico para mortos com coronavírus

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
11/07/2020 - 13h59 - Atualizada em: 11/07/2020 - 17h32
Contêiner instalado junto ao CIS, em Itajaí
Contêiner instalado junto ao CIS, em Itajaí (Foto: Fabiano Correia, NSC TV)

A prefeitura de Itajaí instalou um contêiner frigorificado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), onde está montada a estrutura de atendimento para pessoas com coronavírus. No Portal da Transparência, consta que o contêiner foi alugado para que sirva como necrotério durante a pandemia. Itajaí está entre as cidades que registram mais óbitos por Covid-19 em SC.

> Santa Catarina tem três regiões em nível gravíssimo de risco para coronavírus; veja quais são

A prefeitura informou, por meio de nota, que o necrotério da unidade de saúde tem espaço para apenas um corpo. "É uma medida de segurança e prevenção, pois o atual necrotério tem espaço limitado para um corpo. A situação já vinha sendo discutida pela equipe técnica como solução para ampliação do local. O contêiner possibilitará o armazenamento adequado de um ou mais corpos até a chegada da funerária, mantendo a refrigeração, prevenindo contaminações e facilitando o manejo", informa o comunicado.

>Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

O contêiner chegou no fim de maio, pouco antes da aceleração de casos e mortes na cidade, que foi verificada a partir de junho. Mas o aluguel do equipamento repercutiu nesta sexta-feira (10), quando Itajaí chegou a 50 óbitos por Covid-19.

O número dobrou em 21 dias - em 20 de junho, eram 26 mortes. A decisão do município de instalar o contêiner para dar suporte aos serviços funerários aponta que já se previa um aumento expressivo na quantidade de mortes.

Risco gravíssimo

Há três semanas, a região de Itajaí foi classificada em nível gravíssimo de risco pelo Governo do Estado, que recomendou medidas como a instalação de barreiras sanitárias e a suspensão de atividades consideradas de risco por 14 dias. O documento não especifica quais são essas atividades.

> Quando Santa Catarina vai superar o pico de mortes e contágios por coronavírus

A prefeitura de Itajaí fechou praias e manteve a suspensão do transporte coletivo. Mas não houve decreto de fechamento do comércio, por exemplo.

Uma quarentena de duas semanas foi apontada pela Comissão Interregional para controlar o avanço da pandemia. Há pressão sobre o sistema de saúde público e privado, que já registrou 100% de lotação das UTIs esta semana.

Nesta sexta-feira (10), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu aos municípios da região que justifiquem por que não adotaram as medidas recomendadas. As prefeituras têm dois dias para responder.

O procurador geral de Justiça, Fernando Comin, também recomendou ao Governo do Estado que atue quando for verificada inércia das prefeituras

O contrato de aluguel do conteiner de Itajaí é de R$ 10,8 mil, válido por seis meses.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas