Um estudante de 16 anos teve um pedido de liminar negado pela Justiça Federal em Santa Catarina para frequentar as aulas no Instituto Federal Catarinense (IFC) sem certificado de vacinação ou teste semanal de Covid-19, como exige a instituição. O adolescente, que estuda no campus da instituição em Luzerna, apresentou um atestado dizendo que teria imunidade até setembro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A direção do instituto se manifestou, dizendo que o período de suposta imunidade alegado pelo estudante corresponde, na verdade, à data de validade de um teste rápido ao qual ele se submeteu.

O juiz Tiago do Carmo Martins, da 3ª Vara Federal de Itajaí, considerou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu ser legítima a obrigatoriedade de vacinação inclusive por meio de medidas indiretas, como a restrição a atividades e a frequentar determinados locais. Também levou em conta que o STF determinou, recentemente, a suspensão de um despacho do Ministério da Educação que proibia as instituições de ensino de exigir vacinação contra Covid-19 dos alunos, respaldando a regra vigente no IFC.

SC tem o pior desempenho de vacinação de crianças entre estados do Sul

Continua depois da publicidade

“A oposição individual, posta sem o mínimo suporte científico, a políticas públicas baseadas em fundamentos técnicos e que têm a função de salvaguarda do direito coletivo à saúde não pode prosperar”, afirmou o juiz na decisão. O estudante ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

SC tem queda de 60% no número de casos ativos e mortes na primeira quinzena de março

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total