nsc
nsc

Política

Lula quer encontro virtual com Hang na Justiça de SC

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
18/05/2021 - 16h09 - Atualizada em: 18/05/2021 - 16h13
Lula e Luciano Hang vão se encontrar na Justiça em Navegantes
Lula e Luciano Hang vão se encontrar na Justiça em Navegantes (Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Lula pediu que as audiências do processo movido por ele contra Luciano Hang, na Justiça de Santa Catarina, sejam virtuais. Em abril, os advogados do empresário se manifestaram na ação requisitando encontro presencial. Quem decidirá se Lula e Hang ficarão frente a frente é o juiz Rafael Espindola Berndt, da 2ª Vara Cível de Navegantes, onde corre o processo.

STF anula condenações e deixa Lula apto para disputar as eleições de 2022

Lula processou Hang por danos morais e pediu indenização de R$ 100 mil pelos aviões, patrocinados pelo empresário, que sobrevoaram o Litoral de Santa Catarina no verão 2019-2020. As aeronaves passaram por praias movimentadas no Estado com mensagens que atacavam o presidente, como “Lula ladrão seu lugar é na prisão”.

A ação foi movida em Navegantes porque o aeroporto local concentra o controle aéreo na região, de onde os voos foram autorizados.

> Justiça de SC nega pedido de Lula para proibir aviões com faixa patrocinados por Hang

Para o ex-presidente, o empresário catarinense passou dos limites da liberdade de expressão. Na ação, argumenta a defesa de Lula que as faixas pagas por Luciano Hang “ultrapassam as fronteiras da crítica, não se tratando mais de pura divergência política”.

> “Não fui convidado porque já estou convencido”, diz Hang sobre jantar de empresários com Bolsonaro

Na contestação que apresentou à Justiça, o advogado de Hang, Murilo Varasquim, argumentou que o empresário exerceu sua liberdade de opinião. “Não se pode proibir o cidadão, que discorda da conduta do ex-presidente, especialmente dos crimes pelos quais foi condenado, de expressar a sua opinião, em regular exercício de direito garantido constitucionalmente”.

As condenações do ex-presidente pela Justiça Federal do Paraná, no âmbito da Operação Lava-Jato, foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Prefeituras de SC não podem aumentar salários nem repor inflação, diz TCE

Bondindinho de Balneário Camboriú é leiloado e não voltará a rodar

Menos cabelo, mais política e comunicação: Moisés repaginado na volta ao governo

Ataque a creche em Saudades: Polícia Civil de SC provocou investigação em quatro estados

Live ‘Criança Viada’ é censurada pela prefeitura de Itajaí

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas