nsc
nsc

Luto

Morre o ex-senador Jaison Tupy Barreto em Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
26/09/2021 - 22h16 - Atualizada em: 26/09/2021 - 22h26
Ex-senador Jaison Barreto
Ex-senador Jaison Barreto (Foto: Leo Cardoso, Arquivo NSC)

O ex-senador Jaison Tupy Barreto morreu neste domingo (26) à noite em Balneário Camboriú, aos 87 anos. Médico de profissão, duas vezes deputado federal e senador da República entre as décadas de 1970 e 1980, quando fez oposição à ditadura militar, o catarinense foi um dos líderes mais expressivos e populares de Santa Catarina a transitar na política federal. Segundo informações preliminares, ele morreu em casa e teria sido vítima de insuficiência cardíaca.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A última entrevista do ex-senador foi à coluna, em maio do ano passado. Seu único pedido, ao aceitar a conversa, foi que eu não o chamasse de senador - a classe está muito desmoralizada, me disse.

Jaison Barreto: "A classe política sofre de falta de lucidez e bom senso"

Foi uma conversa rápida, por telefone, e o assunto principal - como não podia deixar de ser - era a pandemia. Jaison Barreto era crítico à maneira como o governo estava lidando com a crise e, especialmente, à submissão dos militares na saúde. Perguntei a ele sobre polarização. E o ex-senador resumiu ao seu estilo:

- É uma concepção burra, de direita e esquerda. Parece que ainda estão na guerra fria. Falta liderança no país, o sistema político deixou o país entregue a essas manipulações, a mentiras organizadas através das redes sociais. O Congresso tem gente de boa qualidade, mas que não é ouvida. O Congresso brasileiro é um circo.

Mesmo recluso, enxergando pouco, Jaison Barreto costumava usar as redes sociais para opinar sobre a politica local e nacional. Era um homem do debate. Mas havia abandonado o hábito em meados deste ano, e há alguns meses deixou de se manifestar em seu perfil online.

Opinião: Por que o retrato da própria miséria incomoda tanto SC

O ex-senador será cremado nesta segunda-feira, em horário ainda não definido pela família. A cerimônia deverá ser restrita, como era sua vontade.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas