nsc
nsc

Política

O encontro entre Moisés e Rodrigo Pacheco na Escócia

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
15/11/2021 - 08h56
Governador Carlos Moisés com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Governador Carlos Moisés com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Foto: Divulgação)

O governador Carlos Moisés encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em Glasgow, na Escócia, durante a Conferência Mundial do Clima - com direito a uma "carona" sob o guarda-chuva. Os dois conversaram sobre o papel do Brasil e do consórcio de governadores na COP-26, mas também sobre política. Em SC, Moisés está próximo do PSD, que recentemente anunciou Pacheco como pré-candidato à presidência da República. Há expectativa de um reencontro no Brasil.

​​​​Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Impositivas

Crítico das emendas impositivas do Congresso, o deputado federal Pedro Uczai (PT) disse à coluna que a transferência da distribuição de fatias generosas do orçamento público aos parlamentares criou no Brasil um “parlamentarismo invertido”, que retira autonomia dos governos na execução de políticas públicas. O apetite do Congresso pela administração das emendas já acendeu o sinal de alerta no PT, que espera disputar o segundo turno e retornar ao governo. “Função dos deputados é fazer leis, é fiscalizar”, diz Uczai.

Orçamento secreto equivale a negociar toda a arrecadação de SC por baixo dos panos

Sabatinas

A Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida pelo senador Dario Berger (MDB), quer ouvir ainda este ano os ministros da Comunicação, Fabio Faria, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com Faria, o assunto será o leilão do 5G, a infraestrutura brasileira no ramo de internet e telecomunicações e as ações adotadas pelo ministério para ampliar o acesso à internet em todo o país. Na Infraestrutura, o calo aperta: o foco serão as ações para 2022 e as prioridades da pasta. De antemão, já se sabe que há a torneira está fechada para SC.

Improvável entre Lula e Ciro, aliança de PT e PDT avança em SC

Código

O deputado Valdir Cobalchini (MDB), que lidera a revisão do Código Ambiental na Alesc, usou a tribuna nesta semana para dizer que há avanços em discussão que poderão ajudar na redução de desmatamentos em SC – e, consequentemente, no cumprimento das metas para redução das emissões e neutralidade de carbono. Citou propostas para remunerar produtores rurais pela preservação de áreas verdes e pelo reflorestamento de áreas que hoje são usadas para produção agrícola. As discussões do Código Ambiental têm sido alvo de críticas de ambientalistas e pesquisadores da área por propor simplificações e atalhos na legislação.

Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação

Moro

A filiação de Sergio Moro ao Podemos agitou a lista de adesão ao partido em Santa Catarina – mais no lado de fora, do que no lado de dentro da política. Desde a semana passada, o Podemos catarinense tem recebido novas fichas de filiação, especialmente de “outsiders”. Sinal de que, mesmo tendo aderido ao governo Bolsonaro após deixar a magistratura, o ex-juiz ainda é identificado com a antipolítica.

Balneário Camboriú tem sombra na praia mesmo após alargamento

Sobe

A participação de SC na Conferência do Clima foi positiva. O governo anunciou novos compromissos pela redução das emissões de gás carbônico e monitoramento da agenda verde, e apontou uma solução interessante para a problemática das usinas termoelétricas a carvão, sugerindo apoio financeiro internacional para a transição.

Desce

A Anvisa adotou o “passaporte da vacina” nas viagens de cruzeiro sem nenhum problema, e erra ao não fazer o mesmo em relação a outras atividades no país. Seria uma medida importante para estimular a vacinação e aumentar os níveis de segurança. Nosso problema é o impacto político da medida.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas