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Acionista do aeroporto de Confins arremata bloco com Navegantes e Joinville

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Por Dagmara Spautz
07/04/2021 - 10h50 - Atualizada em: 07/04/2021 - 15h39
Outorga inicial de aeroportos soma R$ 3,3 bilhões
Outorga inicial de aeroportos soma R$ 3,3 bilhões (Foto: Patrick Rodrigues)

A Companhia de Participações em Concessões (CCR) arrematou o Bloco Sul no leilão de aeroportos da Infraero nesta quarta-feira (7). O pacote inclui nove terminais aéreos- entre eles, Navegantes e Joinville.

> Saiba mais sobre o leilão dos aeroportos de Joinville e Navegantes

O valor de outorga oferecido pela CCR foi de R$ 2,1 bilhões, um ágio de 1.534% em relação ao valor de referência do bloco, que era de R$ 131 milhões. Esse é o montante que concessionária precisará pagar na largada, para concluiu o negócio, e não inclui investimentos futuros. 

A CCR tem associação com a operadora suíça opera Flughafen Zürich AG, que administra o Aeroporto Internacional de Zurique. O grupo opera aeroportos no Equador, na Costa Rica e em Curaçao, no Caribe. No Brasil, administra o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

> “Vai dar em pedido de impeachment”, diz Amin sobre leilão do Aeroporto de Navegantes

Ao arrematar o Bloco Sul, a companhia leva os terminais de Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS), Navegantes e Joinville (SC).

O mesmo grupo arrematou, também, o Bloco Central no leilão, que inclui os aeroportos de Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís e Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE). Para esses terminais, a outorga oferecida é de R$ 754 milhões.

> Como Santa Catarina perdeu para o Paraná na batalha do leilão dos aeroportos

O governo federal ofereceu, ao todo, 22 terminais aeroportuários nesta rodada de concessões - a maior já feita no país. Diante da pandemia, os valores do edital foram reduzidos, para fazer frente à crise no setor aeroportuário. Os preços oferecidos pelas concessionarias, no entanto, surpreenderam. As ofertas iniciais somaram R$ 3,3 bilhões.

O período de contrato é de 30 anos, período em que as empresas assumem obrigações de investimentos nos aeroportos.  

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O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

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