nsc
nsc

Política

Prefeito Gean Loureiro pede socorro internacional contra Covid em vídeo; veja

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
30/03/2021 - 09h34 - Atualizada em: 30/03/2021 - 10h17
Prefeito Gean Loureiro no vídeo divulgado pela FNP
Prefeito Gean Loureiro no vídeo divulgado pela FNP (Foto: Reprodução / YouTube)

Um vídeo divulgado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com tradução em inglês, faz um alerta para o mundo sobre a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil – e pede socorro. Oito prefeitos participaram da gravação, entre eles o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). 

> “Somos obrigados a escolher, ou vai morrer mais gente”, diz médica sobre fila da UTI

A mensagem do vídeo reconhece o impacto do coronavírus nas cidades brasileiras, com prevalência de novas variantes e “colapso na saúde, turismo e economia”. Os prefeitos pedem ajuda de outros países para reforço na quantidade de leitos, testagem, oxigênio e, especialmente, para vacinas.

> “Ainda teremos um longo caminho pela frente”, afirma Gean Loureiro sobre pandemia em Florianópolis

A divulgação do vídeo coincide com o lançamento oficial do consórcio Conectar, que vai representar prefeituras de todo o país na tentativa de compra de vacinas, insumos e medicamentos. Gean Loureiro foi eleito presidente do grupo, e toma posse nesta terça-feira (30).

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

A Frente Nacional dos Prefeitos é integrada por capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes. Além de Gean, participam do vídeo o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes; de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; de Salvador (BA), Bruno Reis; de Fortaleza (CE), José Sarto; de Caruaru (PE), Raquel Lyra; e de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, além do presidente da FNP, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

No material divulgado, os prefeitos marcam posição dizendo que estão tomando conta da crise localmente, com incentivo ao uso de máscaras e medidas para evitar aglomerações. Apesar desse apontamento, o vídeo não faz críticas diretas à condução da pandemia pelo governo federal.

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

- Quisemos mostrar aos outros países que não adianta resolver o problema localmente, é preciso resolver em todo o mundo. Há falhas na condução da pandemia, mas a crítica não é o objeto principal. Nosso papel é fazer o alerta, não é vergonha dizer que estamos em uma crise e precisamos de ajuda mundial – diz Gean.

Divulgado na segunda-feira, o vídeo já começa a viralizar. Nesta terça, prefeitos serão entrevistados por redes internacionais de TV.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas