O navio de cruzeiros MSC Preziosa será o primeiro a fazer escala em Santa Catarina nesta temporada, depois de quase dois anos de interrupção do turismo de transatlânticos na costa brasileira devido à pandemia. A embarcação chegará a Balneário Camboriú no dia 16 de novembro, no Atracadouro Barra Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O transatlântico já está no Brasil e atracou nesta quarta-feira (3) no Porto de Santos (SP). Na sexta, partirá para o primeiro roteiro deste verão em águas brasileiras. A companhia também trará outros dois navios para a temporada nacional, MSC Splendida, que fará rotas pela região Nordeste do país, e o MSC Splendida, que chega em dezembro e fará roteiros que partem de Santos e incluem Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio. 

Essas viagens substituirão as rotas internacionais, que foram suspensas porque ainda não estão autorizadas pela Anvisa.

Gasolina e gás mais baratos motivam comércio ilegal na fronteira com Argentina em SC

Continua depois da publicidade

A readequação de roteiros fez com que o Porto de Itajaí perdesse os embarques previstos pela MSC para este verão. Único ponto de embarque para viagens de transatlântico na região Sul do país, no entanto, a cidade será ponto de partida para viagens da Costa Cruzeiros pela costa brasileira, a bordo do navio Costa Fascinosa.

Escalas em SC

Com as mudanças, Santa Catarina deverá ter cerca de 40 escalas de transatlânticos neste verão, entre Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo – a maioria delas em Balneário Camboriú, que receberá 22 viagens.

Banhistas invadem área interditada no alargamento da praia em Balneário Camboriú

A expectativa é que os cruzeiros movimentem a economia no Litoral catarinense. A estimativa é que cada turista que viaja a bordo dos navios represente cerca de R$ 580 em cada parada. O Ministério do Turismo espera uma movimentação de R$ 2,5 bilhões na economia do país, e geração de 35 mil empregos durante a temporada de cruzeiros.

A retomada do turismo de transatlânticos exigiu um protocolo específico. A Anvisa seguiu regras que já haviam sido estabelecidas em outros lugares no mundo, onde os navios já voltaram a operar há mais tempo. Entre os regramentos, foi limitada a capacidade de ocupação dos navios a 75%, todos os passageiros e tripulantes precisam estar vacinados, e serão submetidos a testes de Covid-19.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Destaques do NSC Total