Uma inusitada força-tarefa foi montada pelo Zoo de Balneário Camboriú para cuidar de Iuri, um filhote de macaco-caranguejeiro que é o mais novo morador do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd. O macaquinho, que tem três meses de vida, foi rejeitado pelos dois irmãos e a convivência ficou perigosa. Diante disso, a equipe técnica do zoo precisou agir: o bebê foi afastado da família e, por enquanto, contará com ajuda humana para sobreviver.
Continua depois da publicidade
Balé de baleia jubarte surpreende em Itajaí; vídeo
Inicialmente, Iuri foi separado em um ambiente montado só para ele, com aquecimento, bichinhos de pelúcia para interagir, cobertores, leite especial e mamadeiras. A equipe do zoo passou a se revezar para cuidar do bebê, separado da mãe.
Mas o revezamento se mostrou insuficiente, já que o filhote demanda cuidados o tempo todo. A cada duas horas, o macaquinho recebe mamadeira, higiene com algodão morno e troca de cobertores, para simular os cuidados maternos. Diante disso, os profissionais do zoo acordaram que a melhor solução seria autorizar Iuri a passar as noites na casa da veterinária, Samara de Oliveira Freitas.
Procon notifica Arteris por negar socorro a porco na BR-101
Continua depois da publicidade
Marcia Achutti, bióloga do zoo, diz que esse procedimento demanda uma série de cuidados para que não haja um apego excessivo do macaco com as pessoas que tomam conta dele. O esforço é para garantir que, mais maduro e independente, Iuri possa ser readaptado junto aos irmãos.
– Aos poucos, (ele vai) se adaptar à alimentação mais sólida, igual à dos adultos, com verduras, legumes cozidos, ração para primata e frutas diversas. Depois de adaptado, será levado para tentar fazer a readaptação à família – afirma a bióloga.
Filhote de furão é resgatado após ser caçado por gato em Jaraguá do Sul
A expectativa é que esse processo leve pelo menos mais seis meses. Por enquanto, Iuri vai ao zoo com a veterinária, onde fica em sua área reservada e, no fim do dia, volta com ela para casa. Os cuidados estão garantindo que ele se desenvolva rápido e saudável.
Macacos-caranguejeiros, como Iuri, são nativos do Sudeste da Ásia. Vivem em florestas e áreas de mangue da Birmânia às Filipinas, e ao Sul pela Indochina, Malásia e Indonésia. Quando adultos, eles chegam a 47 centímetros de altura e podem pesar até sete quilos. Iuri é fruto de reprodução em cativeiro.
Continua depois da publicidade