Uma roda, reconhecida como parte do ultraleve que desapareceu na sexta-feira quando sobrevoava o Litoral de Santa Catarina, foi encontrada na segunda-feira à noite na praia, em Bombinhas. A roda estava enroscada entre as pedras.

Continua depois da publicidade

Esta é a segunda vez que destroços da aeronave são localizados na orla. No domingo, parte do trem de pouso e da estrutura do avião foram encontrados na areia na Meia Praia, em Itapema.

Nesta terça-feira os Bombeiros e a Marinha devem alterar o modelo de buscas. Das quatro embarcações envolvidas na operação, três ficarão na região entre Itajaí e Navegantes, onde o ultraleve desapareceu dos radares de controle aéreo, e uma seguirá em buscas superficiais ao Sul.

A aeronave desaparecida, modelo Conquest 180 com prefixo PU-OGL, decolou às 11h de sexta-feira do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo. A aeronave veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina. Um incidente no pouso, que danificou a hélice e o trem de pouso, fizeram com que a estadia fosse estendida até que finalizassem os reparos.

O piloto José Ubirajara da Silva, 78 anos, decolou para Itanhaém, em São Paulo. O destino final da viagem era o Rio de Janeiro, onde ele visitaria o filho, o deputado estadual fluminense Pedro Fernandes, que é pré-candidato ao governo do Estado do Rio.

Continua depois da publicidade

O último contato do piloto com a torre de comando informou que ele estava a cerca de nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, sobre o mar. Cerca de 20 minutos após a decolagem o piloto teria avisado a torre que havia perdido referência visual do voo.