A exemplo de outras cidades no Estado, Balneário Camboriú começou esta semana a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários de imunização. Apesar disso, os postos de saúde estão vazios. O motivo é a insistência de pessoas que já poderiam se vacinar em “escolher” a vacina a que terão direito. A bola da vez é a vacina da Pfizer.
Continua depois da publicidade
Quais as 15 cidades de SC que vão receber vacinas da Pfizer
Nos postinhos, os telefones não param de tocar. Muitos servidores da prefeitura também são procurados em seus contatos pessoais, por cidadãos que querem saber se há doses da Pfizer disponíveis. No momento, as vacinas aplicadas em Balneário Camboriú são da AstraZeneca.
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Os “sommeliers de vacinas” são motivo de preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde.
Continua depois da publicidade
– Baixamos a faixa etária para 59 anos, mas estamos esperando as pessoas. Há pouca procura – diz Adriana Diogo, diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú.
Autorização da Anvisa para importar Sputnik V reativa negociações de consórcio
Ela ressalta que todas as vacinas disponíveis nos postos de saúde protegem contra a Covid-19. Os imunizantes utilizados no Brasil passaram pelo crivo da Anvisa, e tiveram a eficácia comprovada nos testes.
– Levantou-se uma expectativa em relação a uma vacina. Mas vacina boa é vacina aplicada, principalmente quando estamos no meio de uma pandemia.
Sputnik V: a eficácia da vacina que chegará no Brasil
Surpreende a Vigilância Epidemiológica que algumas pessoas cheguem ao posto de saúde, inclusive, com recomendação médica para que tomem uma vacina específica – sem motivação de saúde que justifique a “escolha”. Os atestados citam “efeitos colaterais”.
Continua depois da publicidade
Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
Adriana lembra que o efeito colateral é uma reação imunológica do organismo, e é esperada após a aplicação de diversas vacinas, não apenas contra a Covid-19.
– Todas as vacinas são importantes e vão fazer a proteção. Mas precisamos dar vazão às doses, para que a imunização tenha continuidade.
A diretora da Vigilância Epidemiológica diz que, apesar da baixa procura, não há perda de doses. Os frascos da vacina AstraZeneca, disponível atualmente, podem ser utilizados até 48 horas após abertos.
Não seja um “sommelier de vacina”. Entenda:
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade