A Convenção Estadual do MDB Mulher de Santa Catarina neste sábado (23), em Joinville, reuniu 1,3 mil participantes de todas as regiões do Estado, surpreendeu a executiva nacional pela proporção, e contou com um recado forte da senadora Ivete Appel da Silveira – anfitriã do evento e uma das homenageadas – em favor da participação feminina na política. Viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, ela atuou muito tempo nos bastidores antes de estrear um mandato.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– Queremos que mais mulheres participem da vida política. Aproveitem a oportunidade, se candidatem, participem. Só assim é possível melhorar a qualidade de vida de cada município, de cada região – disse.

O presidente estadual do MDB/SC e vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, fez um resgate histórico da participação do MDB catarinense na abertura de espaço para as mulheres na política.

– Prova é que, em 1966, ano de sua criação, a sigla elegeu a primeira mulher deputada federal do Estado, Lígia Doutel de Andrade, e a primeira vereadora de Santa Catarina, dona Orita Fernandes do Amaral, eleita em Rio Negrinho.  

Continua depois da publicidade

Relatório de Chiodini na CPI das Americanas traz “inovações legais” inspiradas em EUA e Alemanha

Aos 89 anos, dona Orita foi uma das homenageadas do evento, que também homenageou ex-deputadas, ex-primeiras-damas e lideranças. No encontro, Dirce Heiderscheidt, foi reeleita para mais um mandato à frente do MDB Mulher em SC.

Atualmente, 40% dos mais de 187 mil filiados do MDB/SC são mulheres, o que faz com que o tenha a maior representatividade feminina de Santa Catarina. A presidente nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, esteve presente e saiu impressionada. Disse que foi o maior evento de mulheres que já participou, entre tantos pelo país.

Leia mais:

Herdeiro que vendeu última casa de madeira de Balneário Camboriú diz que “foi bem aproveitada”

Novo edital da Bolsa-Estudante é lançado com seis mil vagas

Deputados fazem “volta ao mundo” e esvaziam a Alesc

Destaques do NSC Total