nsc
nsc

Dia D, Hora H

Vacinação contra Covid-19 em Santa Catarina começa no dia 20 de janeiro

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
14/01/2021 - 10h36 - Atualizada em: 14/01/2021 - 15h16
Vacina contra a Covid-19 começa em 20 de janeiro
Vacina contra a Covid-19 começa em 20 de janeiro (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo)

A intenção do Ministério da Saúde é dar início à vacinação contra a Covid-19 em todos os estados brasileiros na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, às 10h. A informação é do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que está em reunião virtual da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

> Vacinação contra Covid-19 em Florianópolis começa na quarta-feira, garante prefeito da Capital

A data dependerá da confirmação da aprovação de uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca pela Anvisa. A intenção do Ministério é distribuir as doses aos estados na terça-feira (19). A estratégia é começar pelas capitais, para então iniciar a distribuição às demais cidades.

> Sobe de 10 para 13 o número de regiões de SC em risco gravíssimo para coronavírus

A primeira leva será de oito milhões de doses, dois milhões da AstraZeneca e seis milhões da Coronavac. A segunda etapa será em fevereiro, com o envio de 30 milhões de doses aos estados.

> Vacinação contra Covid vai iniciar pelas capitais, diz Secretaria de Saúde

O primeiro grupo a ser vacinado será o dos profissionais de saúde, idosos que estão em asilos e indígenas. Em seguida, os idosos com mais de 75 anos. 

De acordo com o prefeito, apesar de manter diálogo com fabricantes de vacinas importadas, como Pfizer, Johnson e Moderna, a aposta do governo brasileiro será nas doses produzidas no Brasil, ou em parceria com instituições brasileiras - além da AstraZeneca e da Coronavac, também a russa Sputnik V. Juntas, elas poderão chegar a 400 milhões neste ano, pela estimativa do Ministério.

Gean disse que saiu satisfeito da reunião, porque há enfim uma data programada. Essa era a principal cobrança dos prefeitos da FNP, já que as cidades precisam estar organizadas para iniciar a vacinação. Também participou da reunião o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB). Pela prefeitura de Joinville, quem acompanhou o encontrou foi o secretário da Fazenda, Flávio Alves.

> Recuperar-se de Covid-19 pode dar imunidade a 83%, mas não evita transmissão, indica estudo

Em busca da vacina

Para dar conta da data divulgada pelo Ministério da Saúde, o governo buscará dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca em Mumbai, na Índia. O voo fretado da Azul para buscar os imunizantes parte do Recife (PE) nesta sexta-feira (15), às 23h. O avião é um Airbus A330neo, e fará a viagem especialmente para trazer as vacinas. A viagem estava inicialmente prevista para esta quinta-feira, mas foi reagendada por questões de logística internacional.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também

> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

> SC afirma ter seringas e agulhas suficientes para iniciar vacinação e contraria dado do Ministério da Saúde

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas