nsc
nsc

Segurança

Bombeiros multam escolas na região de Criciúma

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
28/07/2021 - 15h44
Batalhão dos Bombeiros em Criciúma reforça vistorias em escolas
Batalhão dos Bombeiros em Criciúma reforça vistorias em escolas (Foto: Divulgação / Bombeiros)

As operações são recorrentes. O Corpo de Bombeiros tem, por norma, passar por frequência com suas equipes pelas escolas para analisar se elas estão aptas a atender os estudantes com tranquilidade, dentro das normas de combate a incêndios. Na mais recente rodada de vistorias em Criciúma e municípios vizinhos, alguns problemas foram encontrados.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

- São vistorias rotineiras. Nesse caso, tivemos um pedido de reforço de fiscalização a partir daquele caso do incêndio da sede da Secretaria de Segurança Pública no Rio Grande do Sul. O Ministério Público nos consultou sobre as condições das nossas escolas e voltamos a visitar as unidades - confirma o tenente coronel Luiz Felipe Lemos, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Criciúma.

- Daí, nessas vistorias, encontramos problemas em algumas escolas - destaca o oficial. - Aplicamos multas, mas em nenhum caso houve necessidade de interdição. Não são casos de graves riscos e a escolas estão funcionando normalmente. Além da multa, houve o estabelecimento de um prazo para quel as unidades sejam adequadas às normas - aponta. - Nossas escolas são seguras e os alunos podem estar nelas tranquilamente - frisa.

> "Aluno que não voltar para a aula, vai reprovar", anuncia prefeito de Criciúma

O comandante não detalhou de quais escolas se tratam, apenas limitando-se a dizer que houve multas em Criciúma, Içara e Siderópolis, envolvendo escolas municipais e uma estadual. Boa parte dos problemas registrados diz respeito a falta de extintores. - Acontece que, muitas vezes, os extintores somem, são levados sabe-se lá por quem. Tem escolas em que as diretoras, quando termina o expediente, escondem os extintores e no dia seguinte recolocam no lugar - informa o comandante. 

Houve, ainda, o caso de uma unidade que foi multada por não apresentar o projeto preventivo de incêndios atualizado.

Leia também:

> Criciúma planeja 7 de Setembro e segue busca ativa por alunos ausentes

> No extremo Sul catarinense, duas cidades estão sem casos ativos de Covid

> Mesmo prejudicado, Criciúma vence o Fluminense por 2 a 1

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas