nsc
nsc

Covid-19

Criciúma desobriga uso de máscaras em ambientes externos para vacinados em dia

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
23/10/2021 - 06h16
Quem estiver com vacinas em dia pode andar sem máscara em ambientes abertos em Criciúma
Quem estiver com vacinas em dia pode andar sem máscara em ambientes abertos em Criciúma (Foto: Decom / Divulgação)

Os criciumenses com vacinas em dia estão desobrigados de usar máscaras em ambientes externos. A determinação consta de um decreto que foi publicado nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do município, assinado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB). 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O decreto chama a atenção para a Lei Federal 13.979/2020 que confere autonomia local para determinar o uso da máscara, menciona a exigência de distanciamento social mesmo em ambientes abertos e a manutenção da obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados, citando como razão a circulação mais restrita de ar. 

Mais adiante, o documento deixa claro, no artigo 1º, que a liberação do uso das máscaras nos ambientes externos é um direito aos cidadãos que se encontrem com esquema vacinal contra Covid-19 completo há pelo menos 14 dias com a segunda dose ou dose única, conforme o imunizante. São citados como exemplos de ambientes externos onde o uso da máscara está desobrigado nessas condições os parques, as praças e ruas. 

Na nova norma, porém, não há especificações sobre modalidades de fiscalização para esses casos. 

> Imagens fortes: vídeos flagram ciclistas sendo atropeladas em SC

Uma morte depois de três semanas

Criciúma ficou 21 dias sem registrar óbitos por Covid-19 até que, na última quinta-feira (21), um homem de 48 anos faleceu por complicações do coronavírus. Detalhe: a exemplo do óbito anterior, um homem de 52 anos, este último também não havia tomado vacina. A cidade já registrou 656 mortes por Covid-19 deste o início da pandemia.

Atualmente, são 79 casos ativos de Covid-19 em Criciúma. Há 28 pacientes hospitalizados, 21 confirmados e 7 suspeitos. Dos confirmados, 13 estão em UTI e 8 em leitos clínicos.

Dos 28 internados, 16 são pacientes de Criciúma e desses 12 estão confirmados para Covid-19, 6 em UTI e os outros 6 em leitos clínicos. Dos 16 criciumenses internados, 7 tomaram duas doses de vacina, 5 não tomaram qualquer vacina, 2 alcançaram a terceira dose, 1 tomou a primeira dose e 1 está fora de faixa etária.

> Acima de R$ 6: veja as cidades com a gasolina mais cara de SC

Retomada na vacinação

A exemplo do resto do estado, Criciúma ficou cerca de três semanas sem receber novas doses para avançar nos grupos dos mais jovens na campanha de vacinação contra a Covid-19. A retomada se deu ao longo dessa semana, com doses para abranger o grupo dos 12 aos 17 anos. 

A Secretaria Municipal de Saúde calcula que cerca de 15 mil criciumenses estão com o esquema vacinal atrasado. Mais de 10 mil tomaram a primeira e não voltaram para a segunda dose e mais de 4 mil pessoas não procuraram qualquer vacina até agora. 

Ainda assim, o índice geral de imunizados é positivo. Criciúma já aplicou 297.350 doses, um percentual de 97% da população na faixa etária abrangida já vacinada com uma dose e 63% com as duas doses. Em números absolutos, Criciúma aplicou 162.145 primeiras doses e 119.357 segundas doses, além de 7.211 doses únicas e 8.636 doses de reforço.

Leia também:

> Depois de um semestre, obras serão retomadas na BR-285

> Dupla que atacou ex-marido de deputada queria fugir do país

> As pontes que faltam para unir catarinenses e gaúchos

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas