nsc
nsc

ELEIÇÕES 2022

Deputado bolsonarista criciumense corre por fora em busca do Senado

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
02/04/2022 - 16h22 - Atualizada em: 02/04/2022 - 16h28
Daniel já havia se oferecido para concorrer ao Senado no ano passado
Daniel já havia se oferecido para concorrer ao Senado no ano passado (Foto: Fábio Valadares / Agência Câmara)

- O Luciano Hang desistiu, né? Vou ter um candidato lá (em Santa Catarina). Conhece o Jorge Seif? Eu chamo de tilápia –. A frase, dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) aos seus apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto e pinçada com precisão pela colega Dagmara Spautz foi a senha que fez Daniel Freitas (PL) acelerar o passo na véspera do seu aniversário.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Perto de completar 40 anos neste domingo (3), o deputado federal de Criciúma volta a se colocar como pré-candidato a senador pelo bolsonarismo em Santa Catarina. Ele resgatou as tratativas assim que o empresário Luciano Hang anunciou sua decisão de não entrar na disputa. 

- Foi uma pena perdermos o Luciano. Seria um grande senador - apontou Daniel. Ele telefonou para Hang ainda na quarta-feira (30), pouco depois do anúncio do empresário. - Eu disse que, sem ele, o partido precisa de um nome, o presidente Bolsonaro precisa de senadores -.

Daí, foi ao presidente nacional Valdemar Costa Neto na quinta-feira (31). Levou o recado ao senador Jorginho Mello também. E lembrou que, em junho de 2021, já havia colocado o seu nome ao dispor, em uma conversa com o presidente Bolsonaro. Ele ainda era filiado ao PSL na época. Foi formalizar a migração para o PL no dia 8 último.

Daniel se filiando ao PL, com o amém de Bolsonaro
Daniel se filiando ao PL, com o amém de Bolsonaro
(Foto: )

> Cartas na mesa: começam os jogos políticos em Santa Catarina

- Não será uma missão pessoal. Só levo em frente com aval do presidente e do senador Jorginho -. Se não tiver espaço, Daniel segue se colocando pré-candidato à reeleição. 

- Coloco o meu nome com a mesma coragem com a qual renunciei ao meu segundo mandato de vereador em Criciúma - lembrou, remontando julho de 2018. Meses depois, elegeu-se com 142.571 votos. Trabalhou para chegar lá, mas teve um fator que ajudou, o número 1717. E isso em pleno auge da onda 17.

Daniel Freitas é sutil quando indagado sobre apoio de Luciano Hang. Mas entende que o empresário estará com quem for o candidato de Bolsonaro ao Senado. Daí entra decisivamente o presidente, e voltamos à fala dele nesta sexta: o ex-secretário nacional de Aquicultura e Pesca é o favorito. O deputado despista. - O meu trabalho não é saber com quem vou disputar, mas que o partido e o presidente percebam o meu potencial -.

> Engenheiro Paulo França morre aos 70 anos vítima de câncer

A inspiração: o bisavô

O deputado criciumense tem uma inspiração familiar para buscar cadeira no Senado. O seu bisavô quase chegou lá. Diomício Freitas, falecido em 1981 em um acidente na BR-101, em Imbituba, era primeiro suplente do senador Lenoir Vargas Ferreira. Mas era Diomício quem deveria ser o senador biônico indicado em 1978. Foi Lenoir.

Diomício foi grande empresário, na mineração de carvão, na indústria cerâmica e na comunicação. Teve mandatos de vereador, deputado estadual e federal. Os Freitas se distanciaram da política desde a morte de Diomício até que o bisneto Daniel aparecesse nas urnas em 2012, elegendo-se vereador pelo PP. Já no primeiro mandato, manifestava intenção de alçar voos maiores. 

Daniel quer apoio de Bolsonaro, mas Bolsonaro quer Seif no Senado por SC
Daniel quer apoio de Bolsonaro, mas Bolsonaro quer Seif no Senado por SC
(Foto: )

> Astrônomo amador flagra evento especial raro no céu em SC

Vereador a senador em 12 anos?

Queria espaço para concorrer a deputado estadual em 2014, não conseguiu. Reelegeu-se vereador em 2016 com a meta de estar na urna em 2018. Sem espaço no PP, migrou para o PSL chegando à Câmara Federal. Já confessou algumas vezes sua vontade de ser prefeito de Criciúma, cenário que não se avizinha por enquanto.

Ao que tudo indica, novamente faltará a Daniel espaço partidário para um objetivo que almeja, ir de vereador a senador em 12 anos. Mas ele continuará tentando.

Leia também:

> Bope recolhe material explosivo em terreno baldio na Grande Floripa

> Furto de fios afeta contribuintes e escancara a hipocrisia

> Ex-BBB Rodrigo Mussi sofreu lesão na coluna, revela irmão

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas