Em 23 de dezembro, no último boletim anterior ao Natal, a prefeitura de Imbituba acusava 2 novos positivados e um total de 9 casos ativos de Covid-19. A cidade, de 45 mil habitantes, apresentou a partir dos primeiros dias de janeiro um salto muito forte: em 5 de janeiro, eram 252 casos. Nesta terça-feira (11), chegou a 1.254 registros. Ou seja, mil novos casos em menos de uma semana. É o município com mais casos ativos no Sul catarinense.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Começou a funcionar nesta terça, no Ginásio de Esportes de Imbituba, o Centro de Atendimento para Sintomáticos. – Nas primeiras horas passaram por aqui mais de 500 pacientes, o índice de positividade para testes Covid está em torno de 60% a 70%. Temos muitos casos positivos – afirmou o prefeito Rosenvaldo Júnior (PSB). No fechamento do dia, foram 407 novos casos, um recorde diário para a cidade em relação aos 707 testes aplicados.
– Temos também um grande número de profissionais de saúde afastados, acometidos de sintomas gripais. Por conta disso, estamos tendo dificuldades de manter as unidades em pleno atendimento – explicou o prefeito.
Uma das explicações para Imbituba ser a primeira no número absoluto de casos de Covid-19 no Sul é o fato de ser uma cidade-balneário, com muitas praias bastante frequentadas. – As internações no Hospital São Camilo continuam sob controle, não temos sobrecarga, sinal que a vacina e os cuidados surtem efeito – avaliou Rosenvaldo.
Continua depois da publicidade

> Blumenau tem salto de casos de Covid em um dia: 732
Tubarão, Criciúma e região de Araranguá
Tubarão vem em seguida de Imbituba, alcançando nesta terça 1.113 casos ativos. Foram 233 novos positivados nas últimas 24 horas. O município anuncia uma testagem em massa da população ao longo desta quarta-feira (12), no Ginásio de Esportes.
Criciúma, maior cidade do Sul com 219 mil habitantes, está se aproximando dos mil casos ativos: alcançou 962, um acréscimo de 180 novos positivados conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo município no fim da tarde.
– No fim de semana fizemos 400 testes, 180 positivos, ou seja, 40% dos sintomáticos estão positivando – analisou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. – Felizmente os quadros têm sido leves, não estão gerando internações. Há as gripes também, que confundem muito, com os sintomas parecidos – referiu. São 19 pacientes internados em Criciúma nesta terça, 4 em leitos de UTI e 10 em leitos clínicos.
Continua depois da publicidade
> O simbolismo de um prefeito do MDB do Sul na presidência da Fecam
O salto em Criciúma tem sido expressivo. Eram 33 positivados em 27 de dezembro. Os números praticamente duplicaram de sexta-feira (7) em diante, quando havia 469 ativos. – Estamos com 100 profissionais da saúde afastados. Desses, são 10 médicos – detalhou Acélio. Nos hospitais particulares de Criciúma, as visitas estão suspensas, para evitar riscos.
A região de Araranguá registrou um recorde negativo nesta terça-feira. Foi o dia com maior número de casos ativos de Covid-19 desde dezembro de 2020. São 1.975 positivados nos 15 municípios do extremo Sul. Os números maiores estão em Sombrio (474 casos), Araranguá (245) e Passo de Torres (214).
> Perseguido e ameaçado em SC, jornalista depõe na Polícia Civil
Azul suspende voos no Sul
A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de seus voos a partir do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, a partir do próximo domingo (16). – Por falta de equipes, de tripulantes, pois há muitos positivados. Isso tem acontecido em outras regiões também. A Azul cancelou os voos aqui em Jaguaruna até o dia 30 – confirmou o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo.
A Latam mantém seu voo diário a partir do Sul catarinense com destino a São Paulo.
Leia também:
> Lançada a obra de R$ 10 milhões para superar desastre ambiental no Sul de SC
Continua depois da publicidade
> Prefeito do MDB no Sul: “onde Moisés estiver, nós estaremos juntos”