A prefeitura de Forquilhinha realiza na tarde desta quinta-feira (5) a segunda audiência pública que antecede as obras de revitalização da Avenida 25 de Julho, a via principal da cidade, localizada a 15 quilômetros de Criciúma, no Sul catarinense. – Será um grande investimento que vai marcar época. Forquilhinha será, com certeza, uma das cidades mais bonitas do Brasil – entusiasma-se o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O projeto foi lançado em abril, uma consulta pública já ocorreu em julho e a empresa contratada pelo município deve entregar o projeto até o fim de agosto. – Nossa intenção é começar essa obra em 6 de outubro – informa o prefeito. O investimento será de R$ 40 milhões. – Já temos parte desses recursos de fontes próprias, contamos com emendas parlamentares também para complementar – destaca.
Haverá revitalização completa da avenida, com a criação de um calçadão, ciclofaixa, iluminação, embelezamento e fiação subterrânea. – Ao longo da 25 de Julho, propomos a adequação de todos os passeios, com mobilidade e acessibilidade. Em alguns pontos vamos alargar os passeios. A ciclovia terá sentido duplo, pois a cidade é plana e favorece – adianta a engenheira Ivy Fernandes, que assina a proposta ao lado do arquiteto Maurício França.
Será criado, também, o Caminho Turístico. – É uma rota que começa na rua Gabriel Arns, cruza a Passarela das Origens e faz um contorno até o nosso Parque Ecológico. Nesse trajeto, haverá calçadões exclusivos para pedestres e ciclistas e criação de áreas de estacionamento – detalha a arquiteta. – Serão criados pontos com totens que contarão a história da cidade – emenda. – O nosso objetivo, com todo esse investimento, é alavancar o turismo de Forquilhinha – pontua o prefeito.
Continua depois da publicidade
> Reforma da Previdência é aprovada após tumulto com servidores de SC
O futuro passa pelo turismo
No Caminho Turístico haverá, ainda, espaço para comércio de artesanato e outros, com o objetivo de criação de feirinhas para atrair visitantes. Para o prefeito Neguinho, há uma perspectiva futura positiva em relação ao turismo na cidade, por consequência de obras de infraestrutura que estão em andamento na região.
> Até dezembro, novos radares vão operar na BR-101 Sul
– Com a Rodovia Jacob Westrup, nossa ligação com a BR-101, e com a BR-285 na Serra da Rocinha, o movimento vai crescer muito por aqui e Forquilhinha deixará de ser uma cidade de passagem e passará a ser um ponto de parada – aposta.

A Jacob Westrup é uma reivindicação antiga da região. A rodovia liga Forquilhinha e Maracajá à BR-101 e a obra, em execução, envolve parcerias entre as prefeituras e o Governo do Estado, que repassou R$ 13,4 milhões. A previsão é de inauguração ainda neste ano. A BR-285, em Timbé do Sul, deve ser concluída até março de 2022.
Leia também:
> 3 milhões de veículos passam por mês nos pedágios da BR-101 Sul
> Março de 2022: nova previsão de inauguração da BR-285, no extremo Sul catarinense
> Deputada catarinense vai propor proibição nacional à linguagem neutra