A partir desta terça-feira (6) há um novo critério que determina a ida para o fim da fila na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Criciúma. Depois de determinar a perda de lugar dos “sommeliers da vacina”, os que tentam escolher a marca do imunizante, agora é a vez de marcar em cima, também, dos que não cumprem as faixas etárias convocadas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Acabei de assinar um decreto. A partir do momento em que a faixa etária foi chamada, se a pessoa dessa faixa etária não for tomar a vacina em cinco dias, ela também passa para o fim da fila. Essa decisão se soma àquela dos que querem escolher a vacina. Esse pessoal vai todo para o fim da fila – informou o prefeito Clésio Salvaro (PSDB).
A estimativa é de que mais de 6 mil pessoas na faixa dos 45 anos em diante não atenderam ao chamado em pelo menos cinco dias em Criciúma. – É uma forma que encontramos de agilizar a vacinação – observou o prefeito. Salvaro sugeriu que muitos dos que aguardam nutrem a expectativa da chegada da dose da marca da sua preferência.
> Cidades de SC terão que vacinar moradores de locais vizinhos
Continua depois da publicidade
Os percentuais por faixa etária
Conforme levantamento apurado na manhã desta segunda-feira (5), os índices de imunização em Criciúma encontrava-se da seguinte forma: 44 a 44 anos (26%), 45 a 49 anos (83%), 50 a 54 anos (89%), 55 a 59 anos (92%), profissionais da educação, forças de segurança, salvamento e forças armadas (83%), pessoas com comorbidades (83%), idosos acima de 60 anos (98%) e profissionais de saúde e idosos institucionalizados (99%).
Nesta terça-feira (6) a vacinação foi aberta para aqueles com 40 anos ou mais. A procura foi grande em todas as unidades de saúde, que permanecerão abertas até 21 horas. O município anunciou para o próximo sábado (10) o início da imunização dos trabalhadores das indústrias. – Serão vacinados inicialmente os trabalhadores de 30 a 39 anos. Destinamos 2,5 mil doses para eles – informou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
> Praia em Florianópolis vira palco de festa ilegal e drogas
Os números em Criciúma
Já foram aplicadas em Criciúma 118.261 doses de vacinas, 89.225 de primeira dose, 25.876 segundas doses e 3.160 de dose única. A cidade está com 599 óbitos registrados por Covid-19 deste o início da pandemia.
Criciúma contabiliza 135 pacientes hospitalizados. Destes, 48 são positivados para Covid e encontram-se em leitos de UTI. Outros 79 também com Covid estão em leitos clínicos. Atualmente são 622 casos ativos no município.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Golpe: sonhando com R$ 2 milhões, mulher perde R$ 7 mil em Criciúma
> Governador libera recursos para projeto de Via Rápida até Balneário Rincão
> PM explica morte de sequestrador no Sul de SC