Como é bom ver atitudes bacanas rolando nos ambientes mais temidos pela população, quando o assunto é Covid-19. Pois bem, a equipe multidisciplinar do popular Hospital Regional, além dos profissionais estarem literalmente guerreando contra a morte de seus pacientes em estado mais grave, estão também proporcionando momentos de alívio. Quando recebi este material, fiquei pensando em como precisamos reconhecer como é essencial o trabalho feito pelas equipes médicas e de enfermagem. Precisamos, de fato, despertar o reconhecimento por eles, para além da pandemia.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Desenvolver ações como essa, que reforçam o atendimento humanizado, tem sido uma meta constante da equipe multidisciplinar. Atos como esse fazem uma diferença enorme na recuperação de pessoas que estão internadas na UTI, um ambiente frio, geralmente sem janelas, longe da família, longe do sol e do ar puro. 

Mas diante disso, a equipe multiprofissional da UTI do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes se mobiliza e leva pacientes selecionados para o solário do hospital. Essa atitude revigora não só o paciente, mas também toda equipe envolvida. Os pacientes retornam à UTI com mais força para continuar lutando pela vida e emocionados por lembrarem que existe um mundo lá fora esperando por eles. 

> Ser livre é poder ser o que quiser, e tudo bem

Continua depois da publicidade

> Precisamos falar sobre consciência negra todos os dias

Antes da pandemia, a visita ao solário era acompanhada pelos familiares, o que tornava o momento ainda mais especial. Agora, os profissionais aproveitam o momento para fazer videochamadas com os familiares dos doentes. Essa atitude proporciona um momento de relaxamento e estreita a relação entre o paciente e a equipe.

Parabéns aos profissionais solidários que aparecem nestes registros. Queridas, Alice, Bianca, Mirela, Simoni, Emanoela, Marilene, Nara, Magda, Paula, Cintya e Karine. Vocês são heroínas da vida real.

Profissionais do Hospital Regional de São José
Profissionais do Hospital Regional de São José (Foto: Divulgação)

Destaques do NSC Total