nsc
nsc

Reflexo da pandemia

Cirurgias eletivas são canceladas em hospitais do Meio-Oeste

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
22/02/2021 - 11h29 - Atualizada em: 22/02/2021 - 11h36
Leitos de hospital SC
Hospitais do Oeste cancelam cirurgias eletivas como alternativa à superlotação (Foto: Pixabay)

Na macrorregião que abrange Meio-Oeste e Serra Catarinense, os hospitais estão fazendo diversas manobras para tentar atender a demanda de pacientes com COVID-19, principalmente aqueles casos mais graves. Na maioria as UTIs Covid estão lotados. Por isso uma das alternativas foi à suspensão das cirurgias eletivas em cinco hospitais do meio-oeste: Hospital São Francisco (Concórdia), o Hospital Divino Salvador (Videira), O Hospital Maice (Caçador), o Hospital Santa Terezinha (Joaçaba), que já estava com as cirurgias eletivas suspensas e vai continuar, e no Hospital Hélio Anjos Ortiz (Curitibanos), elas devem ser canceladas esta semana.

::Coronavírus: Governadores do Sul se reúnem diante do avanço da doença

Essas cirurgias menos urgentes estão suspensas por tem indeterminado. Por enquanto, apenas, procedimentos cirúrgicos de urgência serão realizados nesses hospitais. Na ultima sexta-feira (19), o governo do estado emitiu um documento pedindo para que todos os hospitais revissem os estoques de insumos e medicamentos e pra que cancelassem cirurgias. Tudo para reforçar a capacidade de enfrentamento da Covid-19. Na região do Meio-Oeste são 57 leitos de UTI Covid e todos estão ocupados. Em Caçador, por exemplo, tem paciente entubado na enfermaria aguardando por um leito.

::Projeto de lei obriga Estado a divulgar nome e CPF de quem recebeu vacina contra Covid-19

Na Serra Catarinense, em Lages, os hospitais Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos estão com a ocupação de 89% nos leitos de UTI Covid. A macrorregião que abrange a Serra e Meio-Oeste está com uma das piores taxas de ocupação de leitos adulto SUS do estado.

::Reunião entre Samu e Governo do Estado discutirá condições de trabalho em SC

::Grande Florianópolis amanheceu com apenas três vagas de UTI para pacientes com Covid

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas