nsc
nsc

Visita inusitada

“Leão-baio” aparece em propriedade rural na Serra Catarinense; veja o vídeo do flagrante

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
22/06/2021 - 10h08 - Atualizada em: 24/06/2021 - 12h36
Leão-baio na árvore
Produtor flagra "Leão-baio" no interior de Painel, na Serra Catarinense (Foto: Juliano Bertoni / Produtor)

Uma visita bem inusitada pegou de surpresa o engenheiro agrônomo e produtor Juliano Bertoni que mora em Painel, na Serra Catarinense. Era por volta das 15h30 desta segunda-feira (21), quando ele avistou um Puma Concolor, o animal é conhecido na região serrana como “Leão-baio”. Apesar de ser da região, vê-lo não é comum. Ele foi encontrado em cima de uma árvore no interior de Painel, na localidade de Boa Vista. Acuado pelos cães ele subiu nas árvores.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— Não esperava encontrar com ele ali, eu estava recorrendo o gado e os cachorros entraram em um mato e encontraram com ele e ele correu. Correu mais ou menos uns 50 metros e os cachorros ficaram acuando. Quando eu cheguei perto da árvore ele estava lá em cima, foi onde eu pude fazer as filmagens e bater umas fotos — conta o produtor.

> Dia de São João: saiba qual a origem da celebração

Veja o vídeo do flagrante

Segundo o produtor, quando voltou da lida do gado o Leão-baio não estava mais no local. O produtor conta que já tinha visto pegadas do animal, mas pela primeira vez teve esse encontro com ele. 

O professor Aury Nunes de Moraes, que trabalha na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, é responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade. Ele conta que na região do Painel, o Leão-baio já foi visto outras vezes, mas não é muito fácil encontrá-lo, principalmente subido em uma árvore.

— O que não é comum é ele estar nessa altura. Olhando as imagens dá para ver uma razão muito simples. O proprietário está com cães e esses animais eles ficam acuados com cães. Dai a razão para esse animal estar nessa altura. Mas, no momento que o proprietário e os cães se afastem ele vau voltar para o chão — explica o professor.

> Inverno 2021 em SC terá possibilidade de neve; veja a previsão

O Leão Baio tem uma capacidade muita grande de deslocamento, principalmente à noite, podendo percorrer até 40 quilômetros em uma noite. Além de Leão-baio, o Puma Concolor também é conhecido como Suçuarana, o animal é um predador típico da região Sul do Brasil, mas cada vez mais raro, segundo Instituto de Chico mendes de Conservação a Biodiversidade (ICMBio).

Leia também

> Leão-baio é perigoso? Conheça espécie vista na Serra Catarinense

> Criança de dois anos morre atropelada pelo próprio pai em Navegantes

> Pais de criança acidentada relatam "desamparo" do Beto Carrero e culpam atração por queda

Vacina da Covid tem efeito magnético? Descubra no NSC Check

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas