nsc
nsc

Restrições

Prefeitos do Meio-Oeste de SC vão adotar medidas regionais; situação de risco de Covid na região é gravíssima

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
23/07/2020 - 13h13

Na nova atualização no mapa de risco do governo estadual, a região do Meio-Oeste aparece em situação gravíssima, na pandemia. São 20 municípios que estão nessa região, as maiores cidades são Joaçaba e Campos Novos.

Todas as 2 cidades juntas tem 447 casos de Covid-19 confirmados e 13 mortes. No meio oeste, as prioridades, segundo o mapa de risco, são o isolamento social, investigação. testagem e isolamento dos casos e ampliação de leitos.

> Sobe para nove o número de regiões em estado gravíssimo em SC; veja quais são

A região tem atualmente só o hospital Universitário Santa Terezinha, que fica em Joaçaba com UTI para receber pacientes com Covid-19. São 11 leitos, e até a última atualização desta quarta-feira (22), a unidade estava com 91% de ocupação. Esses leitos já tiveram uma ampliação na semana passada, de seis para 11. E, por enquanto não tem previsão de abertura de novos leitos. Diante da situação, representante dos municípios vão se reunir hoje à tarde. 

A ideia é criar um Centro de Operações de Emergência em Saúde regional. Para que, a partir de agora, todas as medidas sejam regionalizadas. Até então, cada munícipio vinha tomando decisões individualmente. Em relação a alguns serviços como o transporte público, os representantes estão aguardando um posicionamento do estado.

> Veja o mapa do avanço do coronavírus em Santa Catarina

Situação de risco na Serra Catarinense passa para grave

A Serra Catarinense também teve o status alterado no mapa de risco de Santa Catarina, passou de alto para grave. Na região campanhas de conscientização sobre o isolamento e sobre as medidas de prevenção serão feitas a partir da próxima semana. A maioria dos decretos municipais com medidas de restrição vale até segunda-feira (27), quando os representantes dos 18 municípios também devem se reunir para analisar a situação e discutir as ações que já estão sendo tomadas e as que devem ainda ser implementadas, também de forma regional.

Nesta semana nas cidades de Anita Garibaldi, São José do Cerrito e Urubici só estão funcionando os serviços essenciais. Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema estão com os serviços de turismo e pontos turísticos fechados.

Leia também: 

Servidor chama profissionais da Saúde de "vadias" em cidade de SC; entenda a polêmica

Mandetta compara cloroquina com ''novalgina'' e ''fita do Senhor do Bonfim''; leia entrevista

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas