nsc
    nsc

    Meio Oeste

    Escolas de Joaçaba começam a receber estudantes nesta terça-feira

    Compartilhe

    Eduarda
    Por Eduarda Demeneck
    03/11/2020 - 08h13 - Atualizada em: 03/11/2020 - 11h06
    Retorno das aulas em Joaçaba ocorre de forma gradual
    Retorno das aulas em Joaçaba ocorre de forma gradual (Foto: Maurício Vieira / Secom)

    Alguns municípios do meio oeste, a exemplo de Joaçaba, retornam nesta terça-feira (03) com as aulas presenciais. Escolas públicas do estado e do município e também escolas particulares vão retomar as aulas de forma gradual. Para isso é preciso que as escolas respeitem o Plano de Contingência, aprovado pela Secretaria de Educação de Joaçaba com as regras sanitárias e o limite máximo de ocupação dos estudantes de até 50% da capacidade das salas. Os pais e responsáveis terão autonomia para mandar ou não os alunos para escola. Nas escolas do município, os 9º anos abrem esse processo presencial e segundo a Secretária de Educação, Ana Brancker, a maioria optou por continuar de forma remota.

    “Nós temos de 125 alunos que são de 9º anos, 30, aproximadamente, que confirmaram. Então, nós vamos trabalhar com duas salas de 15. Mas, sempre os pais estão livres para qualquer momento liberar seus filhos para voltarem. Mas, quando eles liberarem ou encaminharem os termos de responsabilidade, eles sempre começam na semana subsequente”, explica a Secretária de Educação.

    Os alunos estão concetrados em uma unica escola do munícipio tendo aulas de makers em matématica, ciência, comunicação em mídias digitais. Já na próxima semana, do dia 09, voltam estudantes dos 8º, 7º e 6º anos e assim sucessivamente. No município, a princípio não volta o ensino infantil.

    Nas escolas do estado as aulas serão retomadas com alunos dos 3º e 2º anos do ensino médio. As turmas já estão organizadas, mas segundo a Gerência de Educação há dificuldade na contratação dos professores. Por isso que nesta terça-feira (03), às aulas preseciais não retornam em Joaçaba. Mas, nos municipios vizinhos de Capinzal e Treze Tílias esse retorno já acontece. A cada semana haverá o retorno de outras turmas até que se complete o ensino médio e fundamental.

    ::Feriadão em SC é mais uma prova de que é preciso liberar permanência nas praias

    Nas escolas particulares cada uma vai retomar na forma que achar melhor, dentro das medidas do plano de contingência. Esse retorno gradual será avaliado sempre que tiver mudança no mapa de risco do governo catarinense para a transmissão da Covid-19. Neste momento, o meio oeste aparece em situação alta, e é permitido o retorno das aulas presenciais.

    ::Atacar o jornalismo é celebrar a pandemia

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas