nsc
nsc

Associativismo

Acif lança campanha "Eu movimento Floripa" e entrega medalhas

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
27/05/2022 - 12h49 - Atualizada em: 27/05/2022 - 13h09
Renato Gama, Divulgação
Dilvo Tirloni (C) recebe a Ordem do Mérito Empresarial com Fernando Demetri (E) Rodrigo Rossoni, governador Carlos Moisés e Sander de Mira (Foto: Renato Gama, Divulgação)

Ao comemorar 107 anos de atuação na noite desta quinta-feira, a Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) anunciou o desafio de ampliar a interação em favor da economia com a campanha ‘Eu movimento Floripa’. A entidade também fez a entrega das medalhas em homenagem a personalidades e instituições que se destacaram no último ano.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

É com mais contatos, diálogo e liderança, que a Acif pretende fazer mais movimentos pelo desenvolvimento econômico e social, explicou o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni. O evento no Teatro Pedro Ivo, sede do governo de SC, contou com a presença de lideranças, entre as quais o governador Carlos Moisés, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto e o presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, entre outros.

O filósofo e professor da PUC São Paulo, Luiz Felipe Pondé, fez palestra explicando como funcionam as democracias. Entre os presentes estavam, também, os ex-presidentes da entidade, Fernando Demetri, Doreni Caramori, Osvaldo Moritz e Sander de Mira.

O presidente da Acif disse que um dos temas que receberão atenção, dentro desse foco no movimento é a gestão pública. A entidade vai trabalhar para reduzir gastos públicos e, assim, reduzir também a carga tributária no futuro. Outro tema que preocupa a entidade é a qualidade da educação, incluindo o ensino tradicional e a formação de lideranças.

- A educação é algo sobre o qual a Acif está muito preocupada, tanto para formar jovens que vão ocupar os postos trabalhos que estão sendo gerados, quanto sobre educação de líderes, que poderão conduzir a sociedade para um novo caminho. A Acif está com um programa chamado Lidera Acif, para formar mais de 400 voluntários. Este ano, nós queremos concluir. Já formamos mais de 100 pessoas até agora – disse Rossoni.

Renato Gama, Divulgação
Rossoni lança campanha que prioriza educação e cobra qualidade da gestão pública
(Foto: )

A propósito, um dos homenageados pela entidade no evento fez trajetória na educação antes de se tornar empresário e presidente da Acif. Dilvo Vicente Tirloni, que recebeu a Ordem do Mérito Empresarial, disse que foi a educação que abriu portas para ele, oportunizando fazer mestrado na FGV em São Paulo para depois ser professor do curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag).

- Eu sempre digo que a educação me salvou. Não existem grandes saídas longe da educação. Toda a educação, desde a creche até a universidade, é importantíssima. Mas na década de 1980 e 1990 ela foi fundamental. Foi naquela fase que abrimos universidades. Não tínhamos universitários no Brasil. Eram poucos. Passaram por mim mais de 2.500 alunos. Hoje eu tenho grupos de ex-alunos no Whatsapp. Todos bem-sucedidos. É difícil encontrar aluno da Esag que não tenha sido bem-sucedido. A Esag é uma escola de excelência – disse Tiroloni.

O Hospital SOS Cárdio foi um dos homenageados com a medalha Emílio Blum por oferecer serviços de alto padrão desde 1991. Seu presidente, Luiz Gonzaga Coelho, também foi um dos líderes do programa Aliança Pela Vida, criado por entidades e empresas. Esse programa, durante meses de alta incidência de Covid-19 na região de Florianópolis, atendeu de forma inédita, em serviço particular, mais de 6 mil pessoas para desafogar hospitais.

Outra instituição homenageada com a medalha Emílio Blum foi a Mitra Diocesana de Florianópolis, pelo protagonismo em programas de atendimento a pessoas mais vulneráveis, principalmente com alimentação. A homenagem foi recebida pelo arcebispo da capital, Dom Wilson Tadeu Jönck.

O empresário Antonio Koerich recebeu a medalha Carl Hoepcke pela atuação da rede Lojas Koerich em Florianópolis e no Estado, com trabalho que além da esfera econômica, abrange também o social. Também recebeu a medalha Carl Hoepcke o empresário Adriano Palma Silva, sócio e diretor do Faial Prime Hotel. É um reconhecimento pelas inúmeras iniciativas na gestão do empreendimento que o tornam um dos mais competitivos do Estado

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas