Fortalecer a cultura e o desenvolvimento da inovação nas empresas e aproveitar oportunidades como o novo contorno da BR-101, estão entre os desafios da diretoria da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e da CDL de São José, empossada na noite desta segunda-feira. O presidente das duas entidades, Gilberto João Rech, disse que o trabalho será para favorecer a economia de São José e região.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– Com o slogan “Associativismo e inovação: o poder da colaboração transformadora”, pretendemos dar um impulso ainda maior às bandeiras da entidade com foco na inovação, tema que já vem sendo incentivado pelas nossas entidades com diversas ações, como por exemplo o prêmio Aemflo Inovação 2023 onde reconhecemos as práticas inovadoras nas empresas associadas. Nesta gestão estamos criando as diretorias dos bairros, para destacar o trabalho de união por todas as regiões de São José, valorizando as características e particularidades de cada região da nossa cidade – destacou Rech em seu discurso.

Segundo ele, além dessas novas prioridades, a entidade segue defendendo suas bandeiras históricas com destaque para a mobilidade urbana, essencial ao desenvolvimento. Agora, a região vai ganhar o contorno da BR-101, mas também segue com a demanda por melhorias da SC-281, que terá mais importância com a nova alça da rodovia federal. Outras prioridades são a consolidação da região metropolitana e mais segurança.

– As áreas do interior do município, com a implantação do novo contorno da BR-101, oferecerão muitas oportunidades. A região específica das margens do contorno é o chamado ‘filé mignon’ do momento. O empresário que teve visão de futuro, que conseguiu comprar um terreno bem na margem, com certeza terá boas condições para desenvolver seu negócio – observou Rech.  

Continua depois da publicidade

Município situado no coração da Grande Florianópolis, São José vem registrando crescimento econômico acima da média por contar com espaços para empresas de todos os setores, inclusive para indústrias. Essa é uma informação destacada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, que no evento ressaltou a função das duas entidades como mola propulsora do desenvolvimento de São José.

Na lista de novos projetos da diretoria que acaba de assumir, um, por meio da CDL, visa dar maior dinamismo para o varejo de São José. Segundo Gilberto Rech, envolve digitalização tem como objetivo que o setor evolua de forma promissora.

Entre as autoridades presentes no evento, realizado na sede da Aemflo e CDL São José, às margens da BR-101, estavam o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, e o presidente da Federação das CDLs, Onildo Dalbosco Júnior.

O presidente da Facisc falou da importância de fortalecer o associativismo empresarial. Uma as ações da entidade nesse sentido é a elaboração do documento Voz Única a cada quatro anos, no qual inclui os pleitos prioritários encaminhados ao setor público, em especial aos governos estadual e federal nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e educação.

Continua depois da publicidade

O presidente da FCDL, Onildo Dalbosco, chamou a atenção para o fato de a federação que lidera representar o varejo, mas que entrega informações de crédito para empresas do comércio, indústria e serviços. Segundo ele, a entidade segue confiante no trabalho que desenvolve, com gestão participativa.

Quem é Gilberto Rech

Empresário que assumiu a presidência conjunta das duas entidades, a Aemflo e a CDL São José, Gilberto Rech é natural de Criciúma, mas mudou com a família para São José quando criança. Graduado em engenharia mecânica pela Unisul, ele é fundador e sócio da Metalúrgica GR que atua desde 1995 no desenvolvimento de projetos espaciais e fabricação de produtos de metalurgia.

Desde que entrou no associativismo, tem delegado à família a gestão do negócio. A esposa Eliane Rech faz a gestão financeira, a filha Patrícia cuida da administração e o neto Rafael lidera a área de compras. Gilberto Rech está à frente da Aemflo e CDL desde o ano passado, interinamente, porque o presidente José Marciel Neis se licenciou.

Nova diretoria empossada:

Presidente AEMFLO e CDL-SJ: Gilberto João Rech 

Vice-presidente de Relações Institucionais AEMFLO: Ewerton Luis Alves 

Vice-presidente de Administração AEMFLO: Katia Cilene Tavares 

Vice-presidente de Patrimônio AEMFLO e CDL-SJ: Afonso Legório da Silva

Vice-presidente de Assistência e Serviços AEMFLO: Luiz Ariosto Porto Velho

Vice-presidente de Finanças AEMFLO e CDL-SJ: Luiz Beirith

Vice-presidente de Relações Institucionais CDL-SJ: Cintia Dilene Pieri

Vice-presidente de Administração CDL-SJ: Roberto Alexandre Carmes

Vice-presidente de Assistência e Serviços CDL-SJ: Luan Pereira Tavares

Leia também

SC lidera crescimento econômico do país em abril, mostra índice do BC

Educação em tempos de Chat GPT deve ser colaborativa, dizem especialistas

Pensou em contratar consórcio de educação para seus filhos?

Capelania leva ‘confessionários’ às empresas para melhorar clima no trabalho

Destaques do NSC Total