
Empreendedorismo
A primeira reunião de empreendedores do programa Arena Celta, nova iniciativa da incubadora Celta, da Fundação Certi, para apoiar o desenvolvimento de startups, realizada nesta segunda-feira, em Florianópolis, contou com incentivo especial para ampliar a presença feminina nos negócios de tecnologia, em especial de startups. A empresária Betina Zanetti Ramos, fundadora e presidente da Nanovetores Group, falou sobre os desafios da participação feminina no setor de tecnologia e inovação.
Receba notícias do DC via Telegram
Esse foi o primeiro de quatro rounds presenciais para líderes de 52 startups selecionadas ao programa, nessa primeira etapa. Em sua palestra, Betina disse que a mulher se cobra demais para ingressar no setor de tecnologia. Para se inscrever a uma vaga, pensa que precisa preencher 100% dos critérios, mesmo que atenda 70%. Ela acredita que também é preciso um networking mais amigável e colaborativo para elas.
A própria Nanovetores é uma das empresas graduadas da Incubadora Celta. Segundo a empresária, essa fase foi uma experiência ‘fundamental e fantástica’. Isso porque o suporte da incubadora garante uma sobrevida nos primeiros anos da empresa, que são os mais difíceis.
Fundada em 2009 por Betina, a Nanovetores detém tecnologia exclusiva de encapsulamento de ingredientes, que são vendidos principalmente para cosméticos, indústria farmacêutica e de confecções em dezenas de países. Em fevereiro deste ano, o grupo suíço Givaudan, líder mundial em perfumes e aromas, adquiriu 48% da Nanovetores para incluir a tecnologia nos seus produtos.
- Acredito que nós, mulheres que já estamos nessa trajetória de empreendedorismo, temos o papel de incentivar que mais mulheres participem sobretudo no setor de tecnologia, que é muito carente da presença feminina. É um segmento que vai gerar grandes oportunidades num futuro próximo – disse Betina.
A propósito, nesse grupo de empreendedores do programa, cerca de 30% são mulheres. Essa foi a conclusão dos participantes quando Betina pediu para as mulheres levantarem durante a palestra. Este primeiro evento da Arena Celta contou também com palestras do superintendente da Fundação Certi e fundador da Procomp, Erich Muschellack, do diretor executivo do Celta, Tony Chierighini e de Carlos Eduardo Bizzotto, coordenador de projetos do Celta.
O novo programa para startups da Celta vai até o fim de julho, com quatro reuniões presenciais. Recebeu 98 inscrições de startups e pretende finalizar escolhendo 20 para que tenham apoio maior, inclusive com apresentação para potenciais investidores.