A Coopercentral Aurora Alimentos, de Chapecó, sai na frente com vendas de carne suína para o Canadá, mercado aberto pelo Brasil em março deste ano. O primeiro contêiner, com 25,3 toneladas, partiu nesta terça feira (23) do Porto de Navegantes, no navio Lyon II, rumo ao Porto de Montreal. A Aurora foi pioneira também na exportação de carne suína aos Estados Unidos e uma das pioneiras a vender ao Japão e à Coreia do Sul, quando esses mercados foram abertos por Santa Catarina ser livre de aftosa sem vacinação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A companhia explica que conseguiu fechar o contrato após atender todas as especificações técnicas sanitárias e de bem-estar animal previstas no acordo entre os dois países. As vendas foram autorizadas em junho, após as aprovações das autoridades canadenses aos frigoríficos brasileiros.

De acordo com o diretor Comercial de Mercado Externo da Aurora, Dilvo Casagranda, foram preparados cortes específicos, de acordo com a demanda de importador canadense. A negociação foi por meio da Aurora Coop, unidade da coopercentral no Canadá, que já coordena exportação de carne de frango ao país.

O presidente da Aurora, Neivor Canton, disse que a empresa repete o que alcançou em novembro de 2014, ao ser a primeira empresa brasileira a exportar carne suína aos EUA. Ele observa, que embora modesta, de apenas um contêiner, representa um importante marco da qualidade da suinocultura industrial catarinense.

Continua depois da publicidade

A Coopercentral Aurora Alimentos é o terceiro maior conglomerado de proteína animal do Brasil. No ano passado, obteve receita bruta de R$ 19,4 bilhões, 37,5% com vendas no exterior.

Destaques do NSC Total