Na manhã de segunda-feira (26), duas lideranças nacionais da área econômica estarão na sede da Fiesc, em Florianópolis. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vem a convite da Associação Catarinense de Avicultura (Acav) para entregar, às 10h, à Seara, a primeira certificação de compartimentação da avicultura de corte do mundo. E o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, vem para fazer palestra na reunião do Conselho Estratégico da Fiesc, às 10h30min. 

Continua depois da publicidade

Tupy chega sólida aos 80 anos

Um dos símbolos da indústria metalmecânica de Santa Catarina e do Brasil, a multinacional Tupy, de Joinville, comemorou 80 anos quarta à noite, em evento na Associação Empresarial de Joinville (Acij), no qual o presidente Luiz Tarquínio (segundo à dir.), que deixa o cargo dia 2 de abril, e o sucessor Fernando de Rizzo (D) receberam convidados entre os quais o presidente da associação, Moacir Thomazi (E) e o prefeito Udo Döhler. Fundada em 9 de março por três imigrantes alemães, a empresa se fortaleceu como fornecedora de blocos e cabeçotes de motores para montadoras de veículos pesados do ocidente. Questionado se a empresa será abalada pelo avanço dos veículos elétricos, Rizzo diz com tranquilidade que esse risco não existe nas próximas duas ou três décadas porque o mundo não tem energia para veículos pesados, cada vez mais necessários. A empresa tem 13.454 empregados, sendo 8.517 em Joinville, e faturou R$ 3,7 bilhões em 2017.  

Planejamento de Boston

Lideranças de SC presentes na missão empresarial da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Acif nos Estados Unidos aproveitam para buscar conhecimento em suas áreas. O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires (D), se reuniu com o diretor de Pesquisa da Prefeitura de Boston, Álvaro Lima (E) que lhe apresentou todo o planejamento urbano e econômico da cidade. Na foto, eles estão diante da maquete miniatura da cidade. Cada construção aprovada pelos engenheiros do município é incluída na maquete para análises sobre mobilidade, vento, luminosidade, impacto econômico e IPTU. Richter gostou do modelo adotado. 

Continua depois da publicidade

Recorde de gás

Prova de que a produção industrial catarinense foi bem em fevereiro está no consumo recorde de gás natural. Foram distribuídos 52,5 milhões de metros cúbicos do insumo. Entre os novos clientes, a Indústria Brasileira de Gases, em Forquilhinha, primeiro usuário de gás natural no segmento matéria-prima em SC. Empresas industriais, comerciais e condomínios também assinaram novos contratos no mês.  

Novo supermercado

A rede Imperatriz terá mais uma loja em shopping center. Vai inaugurar na próxima terça-feira, às 10h, unidade no Floripa Shopping. No espaço de 1,7 mil metros quadrados, oferecerá suas linhas de produtos com preços acessíveis e muitas promoções, adianta o diretor de Marketing e Expansão da rede, Vidal Lohn Filho. A empresa oferecerá 10 caixas convencionais e quatro com autoatendimento em função do sucesso dessa nova opção nas demais lojas. O atendimento será das 8h às 22h30min de segunda a sábado e das 8h às 20h30min aos domingos.  

Foco em Joinville

Com a decisão de não renunciar para tentar candidatura ao governo do Estado, o prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), vai focar na gestão. A prefeitura, que lidera gastos com saúde no Brasil (42% da receita municipal) tenta contratar 50 médicos porque muitos concursados preferem o setor privado. Também tentará avançar no projeto da ponte no Adhemar Garcia e busca recursos no BNDES para pavimentar ruas. 

Refis em abril

Ficou para 17 de abril a votação no Congresso nacional para derrubar o veto do presidente Michel Temer ao projeto do Refis para a pequena e microempresa. Segundo o deputado Jorginho Mello, presidente da Câmara Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o governo pediu esse prazo por necessidade de ajustes no orçamento da União. 

Continua depois da publicidade

Veto às feiras

Numa vitória do varejo de SC, a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador do Estado que permitia a realização de feirinhas itinerantes com expositores de outros Estados.

Leia outras publicações de Estela Benetti

Veja também:

Acate e Acif se abrem ao mercado internacional

Grupo NC adquire o laboratório Multilab