nsc
    nsc

    Blairo Maggi e Paulo Rabello de Castro em SC

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    23/03/2018 - 10h27 - Atualizada em: 23/03/2018 - 12h35
    blairo
    (Foto: )

    Na manhã de segunda-feira (26), duas lideranças nacionais da área econômica estarão na sede da Fiesc, em Florianópolis. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vem a convite da Associação Catarinense de Avicultura (Acav) para entregar, às 10h, à Seara, a primeira certificação de compartimentação da avicultura de corte do mundo. E o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, vem para fazer palestra na reunião do Conselho Estratégico da Fiesc, às 10h30min. 

    Tupy chega sólida aos 80 anos

    tupy
    (Foto: )

    Um dos símbolos da indústria metalmecânica de Santa Catarina e do Brasil, a multinacional Tupy, de Joinville, comemorou 80 anos quarta à noite, em evento na Associação Empresarial de Joinville (Acij), no qual o presidente Luiz Tarquínio (segundo à dir.), que deixa o cargo dia 2 de abril, e o sucessor Fernando de Rizzo (D) receberam convidados entre os quais o presidente da associação, Moacir Thomazi (E) e o prefeito Udo Döhler. Fundada em 9 de março por três imigrantes alemães, a empresa se fortaleceu como fornecedora de blocos e cabeçotes de motores para montadoras de veículos pesados do ocidente. Questionado se a empresa será abalada pelo avanço dos veículos elétricos, Rizzo diz com tranquilidade que esse risco não existe nas próximas duas ou três décadas porque o mundo não tem energia para veículos pesados, cada vez mais necessários. A empresa tem 13.454 empregados, sendo 8.517 em Joinville, e faturou R$ 3,7 bilhões em 2017.  

    Planejamento de Boston

    Boston
    (Foto: )

    Lideranças de SC presentes na missão empresarial da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Acif nos Estados Unidos aproveitam para buscar conhecimento em suas áreas. O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires (D), se reuniu com o diretor de Pesquisa da Prefeitura de Boston, Álvaro Lima (E) que lhe apresentou todo o planejamento urbano e econômico da cidade. Na foto, eles estão diante da maquete miniatura da cidade. Cada construção aprovada pelos engenheiros do município é incluída na maquete para análises sobre mobilidade, vento, luminosidade, impacto econômico e IPTU. Richter gostou do modelo adotado. 

    Recorde de gás

    Prova de que a produção industrial catarinense foi bem em fevereiro está no consumo recorde de gás natural. Foram distribuídos 52,5 milhões de metros cúbicos do insumo. Entre os novos clientes, a Indústria Brasileira de Gases, em Forquilhinha, primeiro usuário de gás natural no segmento matéria-prima em SC. Empresas industriais, comerciais e condomínios também assinaram novos contratos no mês.  

    Novo supermercado

    A rede Imperatriz terá mais uma loja em shopping center. Vai inaugurar na próxima terça-feira, às 10h, unidade no Floripa Shopping. No espaço de 1,7 mil metros quadrados, oferecerá suas linhas de produtos com preços acessíveis e muitas promoções, adianta o diretor de Marketing e Expansão da rede, Vidal Lohn Filho. A empresa oferecerá 10 caixas convencionais e quatro com autoatendimento em função do sucesso dessa nova opção nas demais lojas. O atendimento será das 8h às 22h30min de segunda a sábado e das 8h às 20h30min aos domingos.  

    Foco em Joinville

    Com a decisão de não renunciar para tentar candidatura ao governo do Estado, o prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), vai focar na gestão. A prefeitura, que lidera gastos com saúde no Brasil (42% da receita municipal) tenta contratar 50 médicos porque muitos concursados preferem o setor privado. Também tentará avançar no projeto da ponte no Adhemar Garcia e busca recursos no BNDES para pavimentar ruas. 

    Refis em abril

    Ficou para 17 de abril a votação no Congresso nacional para derrubar o veto do presidente Michel Temer ao projeto do Refis para a pequena e microempresa. Segundo o deputado Jorginho Mello, presidente da Câmara Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o governo pediu esse prazo por necessidade de ajustes no orçamento da União. 

    Veto às feiras

    Numa vitória do varejo de SC, a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador do Estado que permitia a realização de feirinhas itinerantes com expositores de outros Estados.

    Leia outras publicações de Estela Benetti

    Veja também:

    Acate e Acif se abrem ao mercado internacional

    Grupo NC adquire o laboratório Multilab

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas