nsc
nsc

Mercado regional

Catarinense Unifique e União Copel vencem leilão para 5G na Região Sul

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
04/11/2021 - 16h28 - Atualizada em: 05/11/2021 - 07h05
CCentral de operações da Unifique, em Timbó, SC
Central de operações da Unifique, em Timbó, SC (Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação)

O Consórcio 5G Sul, integrado pela catarinense Unifique, de Timbó, e União Copel, do Paraná, venceu o leilão 5G para o fornecimento de telefonia 5G para a Região Sul do país. A vitória veio com o lance final de R$ 73,6 milhões, o que significou um ágio de 1.454,74%, após intensa disputa com outras operadoras. As duas empresas vão operar na frequência 3,5 GHz (Gigahertz) que permite instalações das redes 5G e 4G. 

> Sinal 5G vai pôr fim nas antenas parabólicas de TV; entenda

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O leilão realizado nesta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) teve como vencedoras principais para a telefonia 5G ultrarrápida as operadoras Claro, TIM e Vivo, que também vão operar a frequência 3,5 GHz. Essa tecnologia de internet é até 100 vezes mais rápida do que a 4G e tem baixa latência, isto é, resposta mais imediata a comandos.   

Segundo o CEO da Unifique, Fabiano Busnardo, pelo contrato, a empresa vai oferecer serviços de 5G para 247 municípios de Santa Catarina e 423 do Rio Grande do Sul até 2029. A Copel atenderá municípios do Paraná. 

- A Unifique e Copel juntas detêm condições fundamentais para assumir e realizar compromissos tão importantes quanto os apresentados no edital. Quem ganha é a região Sul do Brasil e todo o país. Nossa responsabilidade de implantação da tecnologia 5G será nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E a Copel, no Paraná - afirma Fabiano Busnardo.

> Claro, Vivo e Tim vencem leilão das principais faixas do 5G

Na bolsa desde julho, a Unifique coleciona resultados de alta qualidade de serviços nas pesquisas da Anatel. Em 2018 foi eleita a Melhor Internet Banda Larga Fixa de SC. Em 2019 foi reconhecida com a Melhor Banda Larga Fixa do Brasil e, em 2020, além de repetir essa performance, recebeu o título de Melhor Telefonia Fixa do país.

A Unifique presta serviço com um sistema de fibra ótica próprio e desde que entrou na bolsa adquiriu nove empresas de internet na Região Sul.

Leia também

Empresa de SC participa do leilão da tecnologia 5G nesta quinta

Moisés confirma possível liberação da máscara em ambientes abertos de SC

10 parques e mercados públicos estão projetados para Blumenau e região

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas