nsc
nsc

Áreas de Lazer

10 parques e mercados públicos estão projetados para Blumenau e região

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
04/11/2021 - 13h52
Pomerode apresentou conceito de parques com 270 mil metros quadrados
Pomerode apresentou conceito de parques com 270 mil metros quadrados (Foto: Reprodução)

Áreas de lazer definitivamente entraram na pauta dos municípios da região de Blumenau. Entre obras em execução e projetos em desenvolvimento, o Médio Vale terá, nos próximos anos, ao menos sete parques novos ou renovados e três mercados públicos. Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó e Rodeio estão na lista.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Pomerode, sozinha, tem quatro projetos na manga. Dois deles foram apresentados sexta-feira (29) passada. Os parques Central e Ciliar, com 270 mil metros quadrados, integram o projeto conceitual, contratado junto à Furb, de uma grande área de lazer e turismo que cortará todo o Centro do município, acompanhando o leito do Rio do Testo. Dentro desse espaço ficariam restaurantes, uma cervejaria e, em destaque, o futuro mercado municipal — terceiro projeto pomerodense em elaboração.

O quarto é o parque da Lagoa do Weege, uma área de 120 mil metros quadrados que também tem projeto desenvolvido pela Furb, mas o edital de licitação, prometido desde 2020, ainda não saiu.

Blumenau está reformando a Prainha, praça à beira do Itajaí-Açu que já foi ponto de encontro e até balneário, e acaba de lançar o edital de concessão do futuro mercado público, a ser construído onde hoje está a Feira Livre. No Centro Histórico, está adiantado o projeto da Praça das Rosas, voltado à cultura.

O mercado público de Timbó, a ser instalado na Sociedade Recreativa e Cultural, ao lado do já existente Parque Central, teve edital de concorrência aberto para concessão, mas não surgiram interessados na primeira tentativa, encerrada quarta-feira (3). O município avalia a possibilidade de alterar o projeto numa segunda tentativa.

Em Gaspar, a prefeitura está concluindo a primeira etapa do Parque Náutico, à beira do Rio Itajaí-Açu. Rodeio pretende reformular o Parque Municipal Carlo Pietro Vola, onde fica a cascata Salto.

São planos que começam a corrigir uma histórica defasagem de áreas públicas (de qualidade) para lazer na região e que ajudariam o Vale Europeu a fazer jus ao nome. O desafio é concretizar os projetos — que, pelo histórico, costumam demorar bem mais do que o previsto. E, mais tarde, garantir sustentabilidade e manutenção adequada aos espaços. Veja na galeria detalhes de cada proposta.

Parques e mercados

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Blumenau propõe fim da gratuidade no transporte coletivo para nove categorias

Calçadão muda cenário da Prainha, em Blumenau, e gera controvérsia

Projeto quer transformar a Ponte dos Arcos de Blumenau em ponto turístico

Perda da decoração de Natal em Blumenau prova que burocracia nem sempre é ruim

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas