Grupo de cinco madeireiras do Sul de Santa Catarina, que integra consórcio da Cooperativa Amurel, negocia a exportação de 1,5 mil casas pré-fabricadas de madeira para a República Democrática do Congo, país africano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nesta segunda-feira, o projeto para essa exportação foi apresentado ao governador Jorginho Mello por grupo de empresários da cooperativa, acompanhado de comitiva integrada pelo ministro de Minas do país africano, Victor Kasongo e pelo presidente da Câmara Portuguesa em Santa Catarina, Jatyr Ranzolin, que organizou a missão a SC.

Jorginho Mello colocou o governo do Estado à disposição para ajudar no que for necessário para viabilizar o negócio. Destacou que SC tem perfil exportador e, agora, pode iniciar também a venda de casas pré-fabricadas.

A negociação começou em 2022 e, segundo os empresários, inicialmente, o plano é levar para a República Popular do Congo 50 unidades para construir, num projeto de teste. Assim, poderão ser feitos os ajustes necessários e, depois, iniciar a exportação em série das 1,5 mil unidades.

Continua depois da publicidade

– Decidimos enviar essas 50 unidades para verificar se tudo sairá do papel como planejamos. Se tudo ocorrer conforme esperado, pretendemos concluir a venda das 1.500 estruturas ao longo dos próximos 10 anos – afirmou o presidente da Cooperativa Amurel, Alexsandro da Cruz Barbosa.

Para o governo catarinense, o mercado do Congo pode oferece outras oportunidades de negócios a empresas do Estado. Os países africanos estão aumentando o intercâmbio comercial com diversos mercados.

– O Congo importa uma variedade de produtos, e Santa Catarina já exporta para diversos países. Essa reunião certamente marca o início de uma parceria promissora em várias áreas – destacou o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto.

O ministro Victor Kasongo informou que essas residências deverão ser adquiridas com recursos de um fundo para compra de habitações populares em países com vulnerabilidade social. É um fundo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua depois da publicidade

Na reunião com o governador no final da tarde desta segunda-feira também participaram os deputados estaduais da região, Pepê Collaço e Oscar Gutz.

Leia também

Fotos: Empresário de SC toca campainha na B3 para captar recursos à gigante de shoppings

Volta do imposto de importação a veículos elétricos é polêmica e afeta negócio em SC

Indústria têxtil elege descarbonização e colaboração como prioridades

Empresárias terão plataforma para negócios entre Mercosul e União Europeia

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total