Conquista do título de cidade mais inteligente do mundo por Curitiba, o Smart City Worldo Awards 2023, esta semana, em evento internacional em Barcelona, Espanha, motivou o Sebrae Nacional a incorporar esse modelo para outras cidades. A decisão foi anunciada pelo presidente da instituição, Décio Lima, que acompanha o evento na cidade espanhola.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo ele, a experiência com tecnologia da capital paranaense será multiplicada por meio do programa Desenvolvimento Territorial, realizado pelo Sebrae em todo o país.

A entrega do prêmio ocorreu nesta quarta-feira, durante o evento mais importante do mundo em cidades inteligentes. A capital paranaense superou cinco cidades de outros países: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

Curitiba foi representada pelo prefeito Rafael Greca, que também é vice-presidente de Cidades Inteligentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). No Brasil, somente o Rio de Janeiro havia ganhado esse prêmio em 2013. Essa disputa contou com 411 inscrições vindas de 411 países.

Continua depois da publicidade

Greca apresentou no evento projetos que levaram Curitiba ao topo da premiação, depois de ter ficado durante vários anos entre os seis primeiros colocados. Ele afirmou que o mundo e as cidades são feitos de pessoas e as pessoas merecem a sustentabilidade e a felicidade.

Também participaram do evento o presidente da Frente Nacional das Micro e Pequenas Empresas, Helder Salomão, a vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Ana Paula Lima, e as diretorias do  Sebrae em Santa Catarina e no Paraná.

– Presenciamos com muita satisfação a vitória de Curitiba, representante do Brasil e uma das mais importantes cidades do mundo no que diz respeito ao uso das tecnologias em favor da população – destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Para ele, o trabalho desenvolvido por Curitiba nessa área de cidade inteligente, nos últimos anos, deve ser referência e ser reproduzido em todo o país. E o Sebrae vai ajudar para que essa difusão aconteça.  

Continua depois da publicidade

– O Sebrae criou, por meio da sua área de Desenvolvimento Territorial, um grupo de trabalho com atuação no conceito de cidades inteligentes. Inicialmente, os estados envolvidos são o Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê ações que permitam a viabilização da inovação, internet, da inclusão, energia renovável e da sustentabilidade nos centros urbanos – explicou Décio Lima durante o Smart City Expo World Congress.

Na opinião de Décio Lima, o modelo de Curitiba pode ser referência para que lideranças de gestão pública, setor privado e terceiro setor façam mais projetos para melhorar a vida das pessoas.

Leia também

Empresa bilionária de SC vai tocar sino da Bolsa de Valores para abrir capital

Agenda da Água 2023 coloca o desafio de gestão bilionária de obras e saneamento em SC

Empresário Fernando Füchter, que faleceu nesta segunda, recebeu homenagem da família há poucos dias

“Temos problema muito sério de produtividade na pequena empresa”, alerta diretor do Sebrae SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total