Com a frase “Vamos salvar o planeta com pequenos gestos”, o advogado, empresário e ex-político Ivo Carminati, de Criciúma, Sul de Santa Catarina, mantém uma horta orgânica na cobertura do edifício onde mora, na qual cultiva de tudo um pouco: verduras, grãos, frutas, chás e flores. Na empresa em que é sócio, a OAIS Cloud, planta árvores frutíferas para os pássaros. Mas agora o desafio dele é “salvar” uma melancia que se desenvolveu de um pé que nasceu por acaso e cresce ao lado de fora do muro da cobertura.

Continua depois da publicidade

– Vou tentar colocá-la dentro da floreira para ela não cair, embora ela esteja na parte interna do prédio, onde quase não circulam pessoas – observa Carminati.  

Veja mais imagens sobre a melancia e outras plantas na cobertura do casal Carminati:

A horta orgânica da família Carminati – Ivo compartilha o cultivo com a esposa, a artista plástica Jassirene Luz Carminati – começou há mais de 20 anos, quando ele iniciou a compostagem de lixo orgânico. O resultado disso é um adubo que muitas vezes têm sementes que se tornam plantas quando colocadas nos vasos para adubar outras plantas.

Por isso, ele revela que é grande o número de produtos que já nasceram e cresceram na horta: melancia, milho, mamão, maracujá, melão, batata doce e outros.

Continua depois da publicidade

Além disso, eles plantam muitas flores para colorir a cobertura e também a varanda no andar inferior. Por isso, a sala da varanda tem uma cortina natural das plantas da parte superior. O edifício tem quatro andares e oito famílias residentes.

Sempre ligado à natureza, Ivo Carminati também lidera o plantio de árvores nativas em parte do terreno da empresa da qual é um dos sócios, a OAIS Cloud, sediada no interior do município de Morro da Fumaça, perto de Criciúma. Informa que no local, dentro do projeto de ESG da empresa, já foram plantadas mais de 3 mil árvores. A escolha é por plantas frutíferas para alimentar pássaros.

A OAIS é especializada em arquivos digitais estratégicos de empresas, governos e instituições. Ele divide a sociedade da empresa com os sobrinhos Roberto Carminati e Charles Savaris Carminati e com a empresária Ana Laura Ghislandi. Além de atender grandes multinacionais no Brasil, a OAIS está negociando um contrato com o governo da República das Maldivas. A OAIS tem sede e datacenter em Morro da Fumaça.

Atualmente, Ivo Carminati, que é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua mais como advogado e trabalha nos escritórios em Criciúma e em Florianópolis, especializado nas áreas civil, empresarial e criminal.

Continua depois da publicidade

Ele também teve trajetória política no MDB. Atuou como secretário de Estado da Coordenação e Articulação de Santa Catarina no governo de Luiz Henrique da Silveira e foi presidente da SCPar, empresa de parcerias do governo de SC. Antes disso, foi secretário na prefeitura de Criciúma.

A propósito, se alguém tiver sugestões para dar a Ivo Carminati para proteger a melancia, pode escrever para o e-mail ivo@ivocarminati.com.br.

Leia também

Energético Baly Tadala recebe 23 milhões de pedidos em 25 dias, informa a fabricante de SC

Incorporadora de imóveis de luxo de BC faz parceria com a multinacional Otis Elevadores

Nova marina vai gerar ciclo virtuoso para Florianópolis, dizem especialistas

Multinacional de SC define presidente global e trabalha para dobrar de tamanho

Sebrae destaca emprego dos pequenos negócios e amplia parceria com Magazine Luiza

Maldivas escolhem empresa de tecnologia do Brasil em SC para preservar arquivos frente ao clima

Grupo Wish faz associação com a Habitasul para operar hotéis em Jurerê Internacional