A queda de braço entre a Secretaria de Estado da Fazenda e empresários do setor de bares e restaurantes continua na Assembleia Legislativa. O deputado Bruno Souza (Novo) apresentou Emenda Modificativa ao Projeto de Lei número 78.1/2022 apresentado pelo governo do Estado, sugerindo a redução da alíquota de ICMS para 3,2% também para bebidas.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A proposta do executivo no projeto é de redução de 7% para 3,2% somente para alimentos. O argumento da Fazenda de SC é que apenas 1% dos restaurantes e bares, que são fora do Simples e têm clientela de alta renda, serão tributados por 25% no caso de bebidas alcoólicas. A maior pressão é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC) ao destacar que o setor ainda enfrenta as sequelas da pandemia, com 70% de empresas endividadas.

– Como todos sabemos, uma menor competitividade de nossas empresas significa menos lucro, menos investimento e, consequentemente, menos empregos. Além disso, mais impostos aos empresários representa mais dinheiro que sai do bolso dos consumidores catarinenses – argumenta o deputado Bruno Souza.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total