A fase de testes de implantação da reforma tributária começa daqui a pouco mais de quatro meses, em 2026. Por isso, ela será tema central do 7º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público que será realizado nesta quinta e sexta-feira (dias 21 e 22) pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (Sindaf/SC). Um dos temas de destaque é o que mais gera curiosidade no mundo dos gestores públicos: como será a distribuição do Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS, para estados e municípios.

Continua depois da publicidade

O seminário será realizado no auditório do CRCSC, em Florianópolis. Outros temas de destaque do evento serão o funcionamento do Comitê Gestor do IBS, os impactos do novo imposto nas tesourarias públicas e a relação entre o orçamento municipal e a renúncia de receita.  

A frase que resume o desafio colocado para o seminário é “Reforma Tributária: você está preparado?”. Por isso, será dada ênfase a questões práticas e técnicas sobre a mudança do modelo tributário brasileiro. O evento é voltado a profissionais da área como contadores públicos, auditores, servidores, gestores e outros.

No grupo de palestrantes estão o auditor de finanças Jefferson Grande, que atua na Gerência de Contabilidade Pública (GECOP), da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), o auditor de Finanças Marcelo Inocêncio Pereira, a secretária de Finanças de Florianópolis, Michele Roncalio e o presidente do Sindaf-SC, Sandro Medeiros Alves.

Também participarão Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC; Celia Maria Silva Carvalho, presidente do GEFIN e coordenadora do pré-Comitê Gestor do IBS; Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora pública e referência nacional na área; Alex Fabiane Teixeira, da Secretaria do Tesouro Nacional; e Gissele Nunes, do Tribunal de Contas de SC.  

Continua depois da publicidade

Leia também

Cofundadora do Laboratório Sabin fala sobre o grupo bilionário a empresárias de SC

Indústria de SC envia sugestões à MP do Brasil Soberano para enfrentar tarifaço

Tarifaço de Trump entra em vigor com impactos em quase todas exportações de SC aos EUA

Iniciativa em SC gera movimento de empresas na prevenção à violência contra mulheres