O empresário Ricardo Faria, fundador e presidente do conselho da Granja Faria, maior produtora de ovos do Brasil, afirmou nesta quinta-feira, após palestra em Criciúma, Santa Catarina, que os preços dos ovos vão começar a cair em maio no país. Essa mudança vai ocorrer porque as causas dos aumentos estão sendo superadas. E ele explica o que elevou os preços dos ovos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Primeiro ponto: no ano passado o preço do ovo estava muito ruim. Então vários produtores abateram galinhas. Segundo ponto: a gente tinha um dólar de R$ 4,50 e foi para R$ 5,80 e mais. Por isso, o milho ficou 42% mais caro. Então, houve um aumento de insumo extremamente relevante na cadeia produtiva. E o terceiro ponto: tivemos um calor maluco em janeiro e fevereiro levou a produção para baixo porque morreu muita galinha e também a produção caiu por causa das altas temperaturas. E teve um quarto fator, sazonal, que é a quaresma. Nessa época, muitos brasileiros substituem carne por ovos – explicou o empresário.

Veja produtos que se destacam na inflação de alimentos

Segundo ele, o problema climático causou uma redução de aproximadamente 5% na oferta de ovos nos últimos meses. Os preços dos grãos devem cair em função do dólar mais baixo e da colheita da safra de milho e soja, principais ingredientes da alimentação das aves.

Ricardo Faria fez palestra sobre cenário econômico e empreendedorismo na noite desta quinta-feira, antes da posse do novo presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o industrial e agropecuarista Franke Hobold. O fundador da Granja Faria é de Criciúma e a matriz da empresa fica no município de Lauro Müller, no Sul de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Leia também

Tupy: governo federal quer mexer em time que está ganhando em meio à turbulência

Setor de tecnologia de SC vai abrir 100 mil vagas até 2027; maioria para desenvolvedores

Impactos esperados com a isenção de ICMS para produtos da cesta básica em SC